Logo CNA

Rio de Janeiro

SENAR Rio inicia turmas de Jovens Aprendizes

2 de outubro 2019

Por: Assessoria de Comunicação SENAR Rio de Janeiro

Nesta terça-feira, dia 01/10, o SENAR Rio de Janeiro em mais uma parceria com o Sindicato Rural de Sumidouro iniciou turma do Programa de Aprendizagem Profissional Rural no município.

A turma realizada a partir de uma composição de jovens aprendizes dos empregadores rurais do município, foi iniciada com 08 jovens com o módulo Desafios e oportunidades do Trabalho, que teve como objetivo esclarecer sobre o Programa de Aprendizagem que os jovens iniciam, o mundo do trabalho, seus desafios e todas as oportunidades futuras de empregabilidade e aprendizado, que o trabalho em dias alternados nas propriedades rurais e o curso de qualificação irá proporcionar aos jovens.

Turma de jovens aprendizes de Sumidouro.

“Pela primeira vez iniciamos uma turma do nosso Programa de Aprendizagem Profissional Rural no município de Sumidouro. Com a realização desta turma, foram atendidos todos os empregadores rurais em cumprimento da Lei 10097/2000 do município. Realizado em  estrutura modular, ainda podemos atender outros empregadores rurais da região, matriculando os seus Jovens aprendizes no Curso de Qualificação de Supervisor de Exploração Agropecuária”, falou a coordenadora do Programa de Aprendizagem Rural, Raquel Lima.

Na última quinta-feira, foi iniciada turma de jovens aprendizes no município de Pinheiral, em uma parceria com o IFRJ – Campus Pinheiral e o Sindicato Rural de Barra do Piraí, atendendo jovens da região Sul do Estado.

O presidente do Sindicato Rural de Barra do Piraí e Secretário de Esporte e Lazer municipal, Chico Leite, declarou o seu entusiasmo na realização desta turma:

“Na região Sul do Estado temos cerca de 70 empregadores em cumprimento a cota de aprendizagem na área rural. Estamos junto com o SENAR Rio em uma campanha de informação aos empregadores rurais sobre a Lei da Aprendizagem. Nossa turma começou pequena, mas acreditamos que vários outros empregadores solicitarão matrícula dos seus jovens em breve. É importante para o setor a regularização à Lei e mais importante ainda, promover a capacitação deste jovem e empregabilidade no setor rural".

Turma de jovens aprendizes de Pinheiral.

Lei de Aprendizagem

A Lei de Aprendizagem (10.097/2000) abriu a oportunidade de inserção de jovens de 14 a 24 anos incompletos no mercado de trabalho, através de contrato especial de trabalho, conjugando formação profissional e trabalho, sem prejuízo da escolaridade formal de adolescentes e jovens. Para outras informações sobre o Programa de Aprendizagem Rural do SENAR Rio, entre em contato através do telefone (21) 3380-9500 ou e-mail senar@senar-rio.com.br .

Matérias Relacionadas