Senar promove workshop de Formação Técnica em São Paulo
Workshop reuniu representantes das regiões Sudeste e Sul
Brasília (11/09/2025) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveu mais uma rodada do 2º Workshop de Formação Técnica nos dias 10 e 11, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp).
Coordenadores pedagógicos das regiões Sul e Sudeste se reuniram para uma capacitação voltada para o fortalecimento da formação técnica no meio rural. O encontro teve como foco a troca de experiências e a construção de um portfólio de cursos alinhados às demandas atuais do campo.
Presidentes das federações de agricultura e pecuária, superintendentes regionais e diretores do Senar participaram da abertura do evento.
Na avaliação do diretor de Educação Formal e Infraestrutura do Senar, André Sanches, a prioridade desses encontros é garantir a qualidade dos cursos, além de avaliar a necessidade de ampliar a oferta de formações, polos e vagas.
A diretora adjunta de Educação Formal e Infraestrutura do Senar, Maria Cristina Ferreira, que conduziu as atividades, destacou a relevância da integração entre os estados.
“Esse workshop trouxe contribuições importantes sobre como cada região está executando a formação técnica. Escutar práticas e características regionais nos ajuda a promover melhorias e valoriza o trabalho em rede”, afirmou.
Para o superintendente do Senar/SP, Mario Biral, a inovação é um elemento indispensável ao setor agropecuário e deve estar presente também na educação. Ele ressaltou que a troca de experiências entre os estados contribui para aprimorar os processos pedagógicos e permite a construção de soluções educacionais mais eficazes e próximas da realidade rural.
O presidente da Faesp, Tirso Meirelles, destacou a importância de atrair as novas gerações para o campo e reforçou o papel da tecnologia na agropecuária.
“Os cursos técnicos mostram aos jovens as possibilidades no meio rural e abrem caminho para sua permanência na produção. Em São Paulo, somamos com os centros de excelência, que reforçam o papel do setor agropecuário e valorizam o homem e a mulher do campo”, concluiu.