Logo CNA

Senar promove encontro virtual de educação a distância
Encontro virtual

Desde 2010 são realizadas capacitações online e gratuitas com foco nas atividades do meio rural

31 de agosto 2020
Por Senar

Brasília (31/08/2020) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) reuniu representantes de mais de 20 Administrações Regionais em um encontro virtual para debater o processo de desenvolvimento e operacionalização dos cursos de educação a distância e o perfil dos alunos.

Desde 2010, a instituição oferece gratuitamente capacitações online e gratuitas com foco nas atividades do meio rural. Durante a pandemia, a oferta de vagas foi ampliada.

A diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Senar, Janete Almeida, destacou o crescimento dessa modalidade de ensino, especialmente, com a necessidade de isolamento social devido à crise do novo coronavírus.

“Em 10 anos mais de 900 mil pessoas já participaram dos 80 cursos disponíveis na plataforma de educação a distância do Senar. Além das capacitações, os participantes têm acesso a outros recursos instrucionais, como vídeos e cartilhas, que podem ser consultados de acordo com a cadeia produtiva de interesse”, disse Janete.

Entre os cursos mais acessados no primeiro semestre de 2020 estão: Negócio Certo Rural; confecção de máscara de proteção; proteção de nascentes; cultivo de produção de grãos e curso de digitação.

Em relação ao perfil do público, 50,3% são homens e 49,7% mulheres. Em relação à idade, 76% têm de 18 a 35 anos. Por região, 31,5% moram na região Sudeste, 24,4% no Nordeste, 16,2% no Sul, outros 14,5% no Centro-Oeste e 13,4% no Norte do país.

Encontro virtual ead

Os participantes conheceram os documentos elaborados pelo Núcleo EaD do Senar. O material tem um guia prático EaD, orientações para vídeos educacionais e conectividade em redes sociais, o processo até a roteirização dos cursos e os conteúdos curtos de aprendizado, conhecido como microlearning.

“Esse material foi desenvolvido com o objetivo de auxiliar as regionais do Senar a se aprofundarem no processo educacional a distância. Além disso, disponibilizamos um ambiente virtual em que esses profissionais poderão ter acesso e consulta a qualquer tempo”, ressaltou a coordenadora do Núcleo de Educação a Distância do Senar, Ana Ângela Sousa.

Na avaliação da coordenadora de Inovação e Conhecimento do Sistema Faemg/Senar-MG, Tércia Almeida, o encontro foi proveitoso.

“Diante do momento inusitado em que vivemos, o evento foi muito relevante e oportuno. O compartilhamento dessas informações com as regionais vai otimizar nossas ações de educação a distância no estado”.

Também foram apresentados os resultados da Estante Virtual da Coleção de Cartilhas, que completou um ano com mais de 400 mil downloads e o case de sucesso do curso Técnico em Agronegócio do Senar que, em meio à pandemia, passou por adequações, substituindo a carga horária presencial por práticas pedagógicas virtuais, de acordo com as exigências do Ministério da Educação.

Para conhecer o portal de Educação a Distância do Senar, acesse: http://ead.senar.org.br/

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Fotos: Wenderson Araujo e Valéria Gedanken
Telefone: (61) 2109 1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
 instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas