Logo CNA

Senar promove Encontro Nacional de Coordenadores da Assistência Técnica e Gerencial
Whats App Image 2023 03 07 at 15 42 39 1

Evento acontece nos dias 7 e 8 em Brasília

7 de março 2023
Por Senar

Brasília (07/03/2023) - O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promove, na terça (7) e quarta (8) em Brasília, o Encontro Nacional de Coordenadores da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) para discutir gestão e liderança com a participação das Administrações Regionais de 25 estados.

Andrea Barbosa, diretora de Assistência Técnica e Gerencial do Senar.

O evento abre as comemorações dos 10 anos da Assistência Técnica e Gerencial do Senar, lançada em 2013. "O encontro busca valorizar esse grupo de profissionais e discutir a importância do papel deles na Assistência Técnica do Senar, além de tratarmos das questões técnicas da metodologia", explicou a diretora de Assistência Técnica e Gerencial, Andrea Barbosa.

Na terça (7), o grupo participou de discussões com a empresa que trabalhou a parte de desenvolvimento de gestão e liderança de equipes, e abordou o teste Quantum, ferramenta usada para identificar o perfil dos gestores e líderes com foco no autoconhecimento.

Coordenadores participam de treinamento em Brasília.

"É uma oportunidade única e importante para nós que estamos à frente da coordenação receber esse tipo de conhecimento. Além de nos conhecer também, para poder, de uma forma mais pautada, estabelecer e designar as funções dos supervisores e técnicos de campo", avalia Jailton Bezerra, do Senar Pernambuco.

No estado, o Senar desenvolve a assistência técnica desde 2019 nas cadeias produtivas da bovinocultura de leite, fruticultura perene, ovinocaprinocultura de corte e de leite e agroindústria de derivados de lácteos em aproximadamente sete mil propriedades. Bezerra ressaltou que a meta para 2023 é atender mais três mil propriedades e ampliar as cadeias produtivas inserindo apicultura, piscicultura e olericultura.

A diretora Andrea Barbosa disse ainda que capacitar os coordenadores em gestão e liderança é uma das iniciativas do Senar para expandir a ATeG nos próximos anos.

"Temos uma demanda enorme e um potencial de atender mais de um milhão de produtores. Hoje são mais de cinco milhões em todo o País. Precisamos alcançar o maior número de pessoas e mudar a realidade dessas famílias. O objetivo da assistência técnica do Senar é que o produtor consiga produzir e proporcionar para família dele saúde e educação, que são essenciais para se ter melhor qualidade de vida."

Lia Fonseca, da Next.

André Luiz Abreu, coordenador da ATeG em Tocantins, afirma que é com investimentos em tecnologia que o produtor muda sua condição. "O produtor precisa investir em tecnologias para melhorar seus indicadores e assim, ter retorno financeiro. A partir desse retorno, ele vai conseguir melhorar a condição de vida dele e da família. Esse é nosso desafio: melhorar ainda mais nossas ações para levar as informações que o produtor precisa."

O Tocantins foi um dos primeiros estados a ofertar Assistência Técnica e Gerencial em 2013, com o projeto Travessia Leite e, posteriormente, Mapito (Maranhão, Piauí e Tocantins). O Senar Tocantins atende produtores de seis cadeias: bovinocultura de leite, de corte, piscicultura, apicultura, fruticultura e olericultura. Esse ano a Regional pretende atender quatro mil propriedades.

Na quarta (8), o encontro de coordenadores vai debater os resultados da assistência técnica em 2022, o cenário e as diretrizes para 2023, "com o objetivo de ofertar mais ATeG nos estados e continuar transformando a vida dos produtores, com melhores resultados e mais qualidade de vida", disse Andrea.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas