Logo CNA

Maranhão

Senar promove empreendedorismo rural em caravana para mulheres
Caravana foto 03

Iniciativa da Secretaria de Estado da Mulher levou capacitação e serviços para mulheres da zona urbana e rural em Açailândia

25 de março 2024

Por: Raquel Araújo

Fonte: Senar MA

Iniciada na última semana, em Açailândia, a Caravana da Mulher Empreendedora, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), realizou sua primeira edição levando capacitação, serviços e oportunidades de comercialização para mulheres, da zona urbana e rural, especialmente em situação de vulnerabilidade social.

O projeto é itinerante e vai acontecer uma vez por mês, em 10 municípios, até novembro de 2024, e conta com o apoio de prefeituras municipais, instituições financeiras e do Sistema S, dentre elas o sistema Faema/Senar.

“Para nós é extremamente importante essa parceria com o Sistema S, que proporciona capacitações que despertam ou reforçam a autoestima e autonomia econômica dessas mulheres”, destacou a Secretária da SEMU, Abigail Cunha.

Durante a caravana, o Senar ofereceu a palestra “Semeando sonhos: comece a empreender no campo”, conduzida pela instrutora credenciada Jamilda Ribeiro.

“Além de despertar o empreendedorismo nessas mulheres, que muitas vezes até já fazem isso, mas não se reconhecem nesse papel, apresentamos os serviços que o Senar oferece para que elas continuem nessa jornada empreendedora”, falou a coordenadora de Educação e Promoção Social Rural do SENAR no Maranhão, Yolanda Batista.

A próxima edição da Caravana da Mulher Empreendedora acontece no dia 16 de abril, em Colinas.

Saúde da Mulher Rural - Outra ação voltada às mulheres do campo na última semana foi a realização do Programa Saúde da Mulher Rural, nos municípios de Mata Roma e Campestre.

Em Mata Roma, por meio da parceria com o Sindicato Rural e a Prefeitura do município, cerca de 50 mulheres foram atendidas com o acesso gratuito a exames preventivos de colo de útero, serviços de beleza e palestras com orientações para a prevenção dos cânceres de colo de útero e mama.

Em Campestre os mesmos serviços foram oferecidos para mais de 50 mulheres que trabalham na Maity Bioenergia, em todos os setores da empresa. Juntamente com o segundo módulo da formação de operadoras de tratores agrícolas a iniciativa encerrou uma série de ações que celebraram o mês da mulher.

Matérias Relacionadas