Logo CNA

Alagoas

Senar promove cursos de Primeiros Socorros e Informática em Pindoba
Whats App Image 2020 10 28 at 09 56 54

29 de outubro 2020

Por: Ascom Senar Alagoas

Após a suspensão das atividades educacionais por conta da pandemia de Covid-19, a comunidade rural do município de Pindoba, no Leste alagoano, a 92,8 Km de Maceió, finalmente voltou a receber as capacitações do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar Alagoas. A retomada aconteceu com dois cursos: Primeiros Socorros e Informática Básica.

“Seguimos todos os protocolos de prevenção ao coronavírus, fizemos as mudanças necessárias e buscamos espaços mais amplos para a realização das aulas, tendo sempre como prioridade o cuidado com a vida. O retorno está sendo muito satisfatório, pois a gente vê a alegria no rosto dos alunos desses cursos que são essenciais para a população do campo”, avalia a mobilizadora do Senar Alagoas, Iolanda Tenório.

As duas capacitações ofertadas no município de Pindoba são para pessoas alfabetizadas e com idade mínima de 18 anos. Com carga horária de 16 horas, o curso de Primeiros Socorros reúne profissionais vinculados à rede municipal de saúde, em sua maioria. Eles são capacitados para realizar procedimentos de manutenção e minimização das possíveis complicações, em casos de urgência e emergência, até a chegada do socorro especializado.

“Realizamos uma abordagem teórica e prática, com simulações de reanimação cardiorrespiratória; montagem de curativos compressivos; manobras de desengasgo tanto no adulto como nas crianças; simulação de como intervir em casos de queimaduras de primeiro, segundo ou terceiro grau, e também em situações que envolvam contusões e lesões como fraturas expostas”, exemplifica a enfermeira Graça Monique, instrutora do curso.

A técnica de Enfermagem Jiselma Pereira da Silva, 22 anos, decidiu participar da capacitação para se atualizar e está satisfeita com o resultado. “O curso é excelente, a professora explica muito bem. Mesmo para mim, que sou da área, trouxe aperfeiçoamento e ajudou até a relembrar alguns procedimentos que a gente acaba esquecendo com o decorrer do tempo”, comenta.

Na turma de Primeiros Socorros de Pindoba, também está a orientadora social Tacylla Flora. Ela se salvou de uma situação de emergência de saúde, graças ao que aprendeu no curso de Primeiros Socorros do Senar. Agora, está fazendo a capacitação pela segunda vez, para ganhar ainda mais conhecimento. Confira o vídeo abaixo:


Informática
No curso de Informática Básica, jovens, homens e mulheres do campo aprendem a como criar um e-mail, utilizar a internet e softwares como Word e Excel. A capacitação tem carga horária de 20 horas e o objetivo é preparar a população rural para o mercado de trabalho ou para melhorar o gerenciamento do próprio negócio.

“O aluno já sai com uma boa base para o mercado. Nós temos uma parte teórica do curso e, em seguida, os estudantes partem para a prática, realizam várias atividades que eles também precisarão fazer tanto no dia a dia de trabalho, quanto na vida pessoal”, observa o instrutor do curso Jonhnattan Robson Gomes dos Santos.

Estudante do 3º ano do ensino médio, João Victor da Paz, 18 anos, decidiu fazer o curso para se aprimorar ainda mais. “Eu já tenho alguma habilidade com informática, mas, sempre que a gente faz uma capacitação como esta, aprende algo novo. Além disso, vou adquirir uma certificação, que é o atestado do que sei fazer. O curso é bom, atende aos requisitos, ensina o aluno do zero a pelo menos ter uma noção básica, é essencial”, comenta o jovem.

Somente em 2019, o Senar Alagoas capacitou 1.755 pessoas, em 27 municípios, com cursos de Informática. “Temos exemplos de ex-alunos que conseguiram emprego por conta da capacitação e da certificação que oferecemos. Isso nos deixa muito felizes. Agora, após a suspensão, por conta da pandemia, estamos retomando as atividades com todos os cuidados necessários. O trabalho continua”, afirma a coordenadora do Departamento Técnico do Senar AL, Graziela Freitas.

Matérias Relacionadas