Senar promove capacitação da terceira turma do Agronorte

Treinamento ocorreu sexta (11) e sábado (12) nos sete estados da região Norte

Por Senar 15 de julho 2025
Compartilhe:
Whats App Image 2025 07 11 at 09 48 44 1

Brasília (15/07/2025) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveu, na sexta (11) e no sábado (12), nos sete estados da região Norte, a capacitação da terceira turma para as ações do programa Agronorte.

O treinamento contou com a participação instrutores, técnicos de campo, supervisores e estudantes da Rede e-Tec. O objetivo é preparar uma rede de mais de 1.500 profissionais para atender gratuitamente, ao todo, 20 mil propriedades.

O programa Agronorte é uma iniciativa do Senar, com foco em Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), ações de saúde no campo, formação profissional rural, serviço de ESG (Ambiental, Social e Governança), formação técnica, entre outras.

As capacitações são direcionadas às atividades com maior potencial produtivo da região, como bovinocultura de corte (pastagens), piscicultura, apicultura e meliponicultura, cafeicultura, fruticultura (cacau, maracujá, banana, açaí, guaraná), olericultura e agroindústria.

Dentre as tecnologias que serão transferidas aos produtores estão: recuperação e manejo de pastagens, planejamento forrageiro, sistema de plantio direto, agricultura regenerativa, conservação de solos, sanidade, manejo e nutrição animal e introdução de sistemas agroflorestais.

Veja como foram as capacitações em cada estado: 

Acre – O treinamento no estado do Acre ocorreu na capital Rio Branco, com foco na cadeia da olericultura. O consultor Murilo Ferreira orientou os participantes sobre técnicas de cultivo e manejo e sanidade.

Acre Acre

“O foco da capacitação é o fortalecimento do monitoramento e controle mais forte do manejo integrado. Assim, iremos garantir maior eficiência no combate às pragas e doenças que destroem o cultivo”, disse.

Amapá – Na terceira formação do programa Agronorte, os profissionais do Amapá receberam atualizações sobre as cadeias da apicultura e meliponicultura, repassadas pelo consultor Heber Luiz Pereira.

Amapá Amapá

Na apicultura, o profissional focou nas orientações sobre a produção de rainha, alimentação artificial, manejo de colmeia, controle de pragas e serviço de polinização. Para a meliponicultura, as informações tratam da alimentação artificial, manejo de colmeia e serviço de polinização.

Amazonas – Em Manaus, o encontro reuniu técnicos de campo, supervisores e estudantes da Rede e-Tec, com o objetivo de promover capacitação técnica na área de fruticultura, especialmente em práticas de manejo integrado e controle de pragas e doenças.

Amazonas Amazonas

A programação foi dividida entre atividades teóricas e práticas. A aula prática ocorreu no Sítio Katarina, na Estrada Manoel Urbano. O foco foi a montagem de sistemas de multiplicação de microrganismos, com destaque para o Método GP, uma técnica sustentável de produção de defensivos naturais.

Na parte da tarde, os participantes elaboraram macerados e bioinsumos, como o TMT (Torta de Mamona com Trichoderma), reforçando a abordagem prática do curso.

Pará – O município de Marabá (PA) recebeu a capacitação da terceira turma para a cadeia de forragicultura. O treinamento foi ministrado pelo instrutor Josmar Almeida, especialista em forragicultura e consultor técnico em manejo de pastagens da Agronorte.

Pará Pará

O objetivo principal do curso foi capacitar os participantes no manejo de pastagens, visando o fortalecimento da nutrição animal. Representantes de sindicato rural, autoridades e lideranças locais de Marabá também compareceram na abertura do evento.

Rondônia – Em Porto Velho, técnicos e instrutores do Senar Rondônia participaram de mais uma etapa do AgroNorte e dessa vez com foco no curso de Enxada Química.

Rondônia Rondônia

Durante o treinamento, os participantes receberam conhecimentos técnicos e atualizações sobre boas práticas, tecnologias e estratégias que tornam o trabalho no campo mais eficiente e seguro.

Roraima – Já em Boa Vista, instrutores, técnicos de campo e supervisores participaram da capacitação na cadeia de piscicultura. O curso trouxe conteúdos teóricos e práticos sobre engenharia aquícola e sistemas de produção, com destaque para os modelos bifásico, trifásico, multi-despesca e transferência de peixes por meio hídrico.

A programação incluiu ainda a prática de monitoramento da qualidade da água, utilizando maleta de reagentes químicos e disco de Secchi. Um dos participantes levou uma amostra da água dos seus tanques, o que possibilitou uma comparação prática durante as análises.

Roraima Roraima

Tocantins – A terceira capacitação ocorreu no município de Almas, região Sudeste do Tocantins e teve como foco a “Fertirrigação”, técnica de aplicação de fertilizantes dissolvidos na água de irrigação. A região foi escolhida porque é nela que está situada o maior projeto de irrigação do estado.

Tocantins Tocantins

Para o treinamento, foi convidado o consultor da CNA Adolfo Moura, que também é instrutor do Senar Ceará. Segundo ele, o objetivo foi mostrar a prática e as vantagens da técnica que permite que os nutrientes sejam entregues diretamente às raízes das plantas, otimizando sua absorção e evitando perdas.

Com informações das Assessorias de Comunicação dos sete estados da região Norte.

Áreas de atuação relacionadas