Logo CNA

Maranhão

Senar presente na 2ª Agroangelim em Balsas Maranhão

Senar presente na 2ª Agroangelim em Balsas Maranhão

15 de setembro 2021

O Senar participou essa semana, no povoado Angelim, (Balsas), da 2ª Agroangelim. Uma iniciativa da prefeitura daquele município e da Associação dos Pequenos Hortifruticultores do Povoado Angelim, com o apoio do Senar, do Sindicato dos Produtores Rurais de Balsas (Sindibalsas), e de outras instituições ligadas ao setor agropecuário da região.

A Feira foi uma forma encontrada pelos organizadores de divulgar, comercializar e incentivar os pequenos produtores rurais a investirem em suas propriedades, de modo a alavancar a produção local e das adjacências, e ainda, fomentar a organização comunitária, garantir maior rentabilidade, e fortalecer ao setor os produtos básicos da alimentação, melhorando a qualidade de vida de toda as famílias envolvidas.

As treinandas do curso de Bolos, doces e salgados ministrado pela instrutora do Senar, Marly Piedade Carvalho, na comunidade Angelim, participaram com estande na Agrofeira, que contou com todo o apoio do Senar. Na oportunidade, foram comercializados variados tipos de bolos, salgados e doces. Além de temperos caseiros e outros produtos hortifrutícolas, oriundos de cursos do Senar, acessíveis aos visitantes.

De acordo com o Secretário Executivo Municipal da Agricultura Familiar, Francisco de Assis de Sousa Miranda, esta é a segunda edição da Feira, de iniciativa da prefeitura, tendo iniciado em 2019 e suspensa em 2020 (devido à pandemia).

“É um dia ímpar para o município, é um dia de integração. Na ocasião, vimos todas as instituições que trabalham no setor da produção agrícola participando do evento. A economia básica, aqui, em nossa região, é o agronegócio, que investe muitos recursos em soja e milho. Estamos trabalhando para que essa diferença seja somente em tamanho e a qualidade de vida seja a mesma, dando dignidade para o homem do campo”, disse Miranda contente com a realização.

Satisfação

Não menos contente com o resultado da Agrofeira, estava o superintendente do Senar Luiz Figueirêdo, que externou a sua satisfação em participar do evento.

"A 2ª Agrofeira do Angelim é uma amostra singular do trabalho de capacitação técnica desenvolvido pelo Senar em parceria com o Sindibalsas e a Prefeitura Municipal, transformando a vida das pessoas do meio rural do município".

Nilton Felix Ponte Maia, é produtor rural e presidente da Associação no Angelim. Ele ressalta que a realização da Feira, é um momento muito especial para ele e também para todos os participantes. “Graças a Deus foi um trabalho grande e que deu tudo certo. Eu estou muito feliz com os cursos que o Senar tem trazido para a comunidade e satisfeito com a parceria da prefeitura e também, com as outras entidades, que têm o olhar voltado para a pequena produção rural”, frisou o produtor.

“O momento é de agradecer ao Senar, na pessoa do superintendente Luiz Figueirêdo, que tem feito um excelente trabalho no município de Balsas, incentivado nosso pequeno produtor rural. Uma parceria que tem dado muito certo. A gente vê a alegria dos pequenos produtores. A gente vê a alegria da população balsense que acompanha o conhecimento chegando e incentivando o produtor para que faça mais e melhor, aprendendo a comercializar o seu produto. Então, estamos muito contentes”, destacou o prefeito de Balsas, Erik Augusto Costa e Silva.

IMG 4556

Matérias Relacionadas