Logo CNA

Paraná

Senar-PR reforça maquinário moderno do CTA de Ibiporã
Visita magnojet

Kit da empresa MagnoJet com pulverizador costal, filtros, manômetro e outros equipamentos vai auxiliar nos cursos de aplicação de agroquímicos

20 de março 2023

A sala de aula voltada para o curso “Tecnologia de aplicação de agrotóxicos – simuladores de pulverização” do Centro de Treinamento Agropecuário (CTA) em Ibiporã está ainda mais moderna. Recentemente, o Sistema FAEP/SENAR-PR recebeu um kit de materiais da empresa MagnoJet, que será utilizado na capacitação de produtores e trabalhadores rurais na área defensivos agrícolas. O kit é composto por pontas para pulverização, pulverizador costal, filtros, manômetro, entre outros equipamentos.

Além do kit, serão disponibilizadas visitas dos instrutores e alunos do curso ao Centro de Tecnologia de Aplicação da MagnoJet, com sede em Ibaiti, no Norte Pioneiro. As visitas serão um complemento à capacitação do SENAR-PR, com o objetivo de estreitar ainda mais o contato do produtor com as tecnologias disponíveis no mercado.

A entrega do kit foi feita pelo diretor comercial da MagnoJet, Deivid Eduardo Castro, no dia 1º de março, na sede da empresa, em Ibaiti, no Norte Pioneiro. Na ocasião, a diretora técnica do Sistema FAEP/SENAR-PR, Débora Grimm, e o técnico do Departamento Técnico (Detec) da entidade, Heli de Assunção, conheceram as instalações que serão colocadas à disposição da capacitação do SENAR-PR.

“Os produtores e trabalhadores rurais precisam acompanhar a evolução das tecnologias de aplicação de defensivos agrícolas, para que os processos sejam feitos da forma correta e sem oferecer riscos. Essas visitas serão muito importantes para sensibilizar ainda mais os participantes do curso”, afirma Assunção.

Sala moderna

A sala de tecnologia de aplicação no CTA do Sistema FAEP/SENAR-PR em Ibiporã, no Norte do Paraná, é resultado de uma parceria com a Bayer. Um espaço similar no CTA de Assis Chateaubriand também será inaugurado, ainda sem data programada. Os espaços contam com dispositivos que vão facilitar o aprendizado dos alunos dos treinamentos na área de defensivos agrícolas.

Entre os equipamentos, estão um dispositivo chamado mesa de distribuição, capaz de fornecer dados de como está a saída de gotas nas pontas dos bicos ao longo de uma barra de pulverização. Outro é um túnel de vento, que tem por objetivo demonstrar os fatores envolvidos na formação da deriva (quando o defensivo é levado pelo vento e não atinge adequadamente o alvo pré-determinado). Ainda, o espaço conta com um sistema de demonstração de lavagem de campo, que vai ser usado para ensinar os produtores e trabalhadores rurais a fazer a higienização adequada dos tanques de pulverizadores.

Serviço

O curso “Tecnologia de aplicação de agrotóxicos – simuladores de pulverização”, com carga horária de 16 horas, ocorre mensalmente no CTA de Ibiporã. A capacitação é gratuita e, durante o curso, o participante conta com hospedagem e alimentação no CTA, sem custos. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (43) 3258-2533 e consultar a disponibilidade de datas.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas