Senar Play ultrapassa 892 mil matrículas em 2025
Plataforma se consolida como ferramenta estratégica para levar educação ao campo
Brasília (02/02/2026) – O Senar Play, plataforma de educação a distância do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, alcançou mais de 892 mil matrículas em 2025, resultado que consolida o ambiente digital como um dos principais instrumentos de capacitação do Senar.
O Senar Play foi criado em 2023 e disponibiliza, de forma gratuita, 243 cursos em diversas cadeias produtivas, 166 cartilhas, três webséries, 10 trilhas de aprendizagem, 10 tour 360º, 60 podcasts e mais de 500 vídeos que possibilitam uma imersão nas atividades produtivas do agro.
“A plataforma amplia o alcance da formação profissional, democratiza o acesso à tecnologia e à informação qualificada, e fortalece a tomada de decisão no campo, contribuindo para o aumento sustentável da produtividade brasileira, fundamentada em dados, inovação e competência técnica”, afirma a diretora de Educação Profissional do Senar, Fabíola Bomtempo.
Os cursos mais procurados estão relacionados aos temas que unem tecnologia, gestão e produção rural especializada, como capacitações em drones, sensoriamento remoto com uso de drones, administração financeira, crédito rural, saúde animal, avaliação visual da qualidade do solo e meliponicultura.
Segundo dados da plataforma, 98,8% dos alunos consideraram fácil se matricular e 98,4% avaliaram positivamente o acesso aos conteúdos. Outro indicador destaca que o ambiente online tem alto índice de recomendação: 98,6% dos usuários afirmaram que indicariam os cursos para outras pessoas.
"Esse comportamento reforça o papel do Senar Play como plataforma estratégica de educação continuada, alinhada às transformações tecnológicas do campo e às necessidades reais dos produtores e trabalhadores rurais", explica a assessora técnica do Senar, Carolina Pietrani.
Além das matrículas, o Senar Play também registrou mais de 54 mil consumos de vídeos e 33 mil acessos às cartilhas disponíveis no site. Dos alunos ouvidos pelo Senar, 98,7% afirmaram compreender como aplicar os conteúdos estudados em sua rotina e 98,5% destacaram as videoaulas como decisivas para a aprendizagem.
Alguns cursos voltados ao uso de drones e à saúde animal, por exemplo, demonstraram aplicação imediata no monitoramento de lavouras, no manejo pecuário e na modernização das atividades produtivas, transformando conceitos técnicos em competências operacionais no campo.
Democratização do acesso à capacitação - O Senar Play também tem sido fundamental para ampliar o acesso à capacitação em regiões onde a oferta presencial enfrenta desafios logísticos. O portal alcança produtores em todas as regiões do país, com destaque para o Sudeste (35,27%), Nordeste (24,14%) e Norte (12,86%), contribuindo para reduzir desigualdades regionais e levar conhecimento técnico a localidades mais distantes.
Em relação ao perfil dos alunos, o portal tem atraído pessoas de todas as idades, como a nova geração (pessoas de 25 a 34 anos), que concentra a maior parte dos usuários do Senar Play. Além disso, o público está bem dividido, com 47,94% de mulheres e 52,01% de homens matriculados.
Próximos passos - Para os próximos anos, o Senar espera expandir o ambiente digital com conteúdos de inteligência artificial aplicada ao agro, mecanização e agricultura de precisão para fortalecer o aprendizado contínuo no campo.
"O Senar Play é uma plataforma educacional digital, concebida para ir além do simples acesso a conteúdos audiovisuais. Ela representa um importante espaço de educação continuada do Senar, garantindo que o aprendizado se consolide como um processo permanente", ressaltou Carolina.
Para saber mais, acesse: www.senarplay.org.br