Logo CNA

Pernambuco

Senar/PE oferece nesta sexta serviços de saúde gratuitos à população do Agreste
DSC 4602

31 de maio 2019

Por: Marina Lima

Fonte: Assessoria de Comunicação do Senar Pernambuco

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar/PE) vai levar ações dos programas Saúde da Mulher Rural e Saúde do Homem Rural, ao município de Taquaritinga do Norte, Agreste do estado, na próxima sexta-feira (31).

Serão realizados cerca de 600 atendimentos, durante todo o dia. Entre as ações estão exames preventivos, consultas médicas e palestras educativas. As atividades começarão a partir das 7h, na comunidade do Jerimum.

De acordo com o superintendente do Senar/PE, Adriano Moraes, o objetivo é possibilitar o acesso a serviços especializados e essenciais, além de fornecer, por meio da educação, informações importantes como forma de prevenção e cuidado com a saúde.

Serão feitas coletas e exames de mamografia, prevenção do câncer de colo do útero (papanicolau), e do câncer de próstata, entre outros. Também terá teste rápido para diagnóstico da hepatite, HIV e sífilis, glicemia e aferição de pressão, além de atendimento com especialistas em Urologia, Clínica Geral e Odontologia.

A programação contempla ainda palestras com foco na educação em saúde, como doenças sexualmente transmissíveis, saúde e autoestima da mulher, câncer de pele e melanoma, câncer de próstata, cuidados com o coração e incontinência urinária.

Na ocasião, os participantes receberão kits de higiene pessoal, e poderão fazer a atualização da carteira de vacinação e do cartão do SUS. Essa iniciativa conta com parceria da Secretaria de Saúde de Taquaritinga do Norte.

Vale ressaltar que, além das capacitações oferecidas em todo o estado, o Senar/PE vai intensificar as ações de saúde, com o apoio dos Sindicatos Rurais. De acordo com o superintendente da instituição, a programação contempla todas as regiões do estado, até o fim do ano.

Confira os serviços ofertados:

-Triagem sanguínea

-Aferição de pressão arterial

-HGT

-Testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C

-Consultas com urologista

-Consultas clínicas

-Realização de exames: PSA, Mamografia e Citologia Oncótica

- Exames laboratoriais (sangue)

- Testes rápidos para HIV/aids, sífilis, hepatites B e C

-Palestras educativas

- Distribuição de kits

-Emissão do cartão SUS

-Avaliação antropométrica

-Vacinação

-Atendimento odontológico

-Orientação de higiene e de prótese

-Escovação supervisionada e aplicação de flúor

-Distribuição de peixes para o combate do Aedes Aegypti

-Consulta veterinária

-Distribuição de telas e hipoclorito

-Vacinação antirrábica animal

-Teste rápido de leishmaniose canina

-Alistamento militar

-Inclusão dos beneficiários do BCP/LOAS no Cadastro Único

-Corte de cabelo

Matérias Relacionadas