Senar participa de live da Embrapa sobre integração entre sojicultura e apicultura

A transmissão também apresentou a Cartilha de Boas Práticas Agrícolas, Apícolas e de Comunicação

Por Senar 16 de setembro 2025
Compartilhe:
Site CNA 10

Brasília (16/09/2025) - O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) participou, na terça (16), de uma live promovida pela Embrapa sobre o tema “Integração entre Sojicultura e Apicultura: Resultados Econômicos e Ambientais”.

A transmissão também apresentou a Cartilha de Boas Práticas Agrícolas, Apícolas e de Comunicação, lançada em 26 de agosto. A publicação, que está disponível no site do Senar, reúne conhecimentos validados em campo, com o objetivo de promover uma convivência harmônica e produtiva entre a produção de soja e a atividade apícola.

O assessor técnico do Senar, Vilton Junior, participou do debate e explicou a estruturação da cartilha. “O material traz orientações técnicas sobre o uso responsável de agroquímicos, os conceitos e manejos relacionados às boas práticas agrícolas e apícolas e, principalmente, destaca a importância da comunicação entre sojicultores e apicultores. A cartilha reforça que o sucesso dessa parceria depende da troca constante de informações entre as partes”.

Ele também destacou a relevância da parceria com a Embrapa Soja, especialmente pelo alcance do Senar junto aos produtores rurais em todo o Brasil.

“Esse trabalho conjunto tem proporcionado ganhos significativos em três frentes: o sojicultor se beneficia com o aumento da polinização, o que eleva a produtividade e a renda; o apicultor registra maior produção de mel, graças à visitação das abelhas às floradas da soja; e há um benefício ambiental, com a adoção de práticas sustentáveis que ajudam na conservação dos polinizadores”, completou.

O engenheiro agrônomo Décio Gazzoni, da Embrapa, reforçou os impactos positivos da presença das abelhas nas lavouras. “Estudos mostram que a presença adequada de abelhas próximas às plantações de soja pode aumentar a produtividade em até 13%, com base na média de vários anos de pesquisa”, afirmou.

Ele acrescentou que, com o avanço da sojicultura, as lavouras passaram a se aproximar dos apiários. “Os apicultores perceberam que a soja oferece néctar de qualidade, e os sojicultores notaram que, nas proximidades dos apiários, a produtividade aumentava”.

Mediada por Hugo Kern, da Embrapa Soja, a live também contou com a participação do apicultor Aldo Machado; do zootecnista Helder Pereira, da HP Agronconsultoria; e Mauricio Fernandes, da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF.