Logo CNA

Senar orienta produtores de Brumadinho durante a pandemia
Senar Brumadinho

Assistência técnica e gerencial beneficia gratuitamente 480 propriedades rurais do município

7 de maio 2020
Por Senar

Brasília (07/05/2020) – Para continuar oferecendo assistência técnica e gerencial gratuita a 480 produtores rurais de Brumadinho (MG) durante a pandemia, os técnicos de campo do Senar estão seguindo todas as recomendações de proteção ao coronavírus.

O projeto Senar SuperAção Brumadinho foi desenvolvido para levar uma série de ações para a população rural do município que foi impactada pelo rompimento da barragem na região. Agora também é essencial para minimizar os efeitos gerados pela pandemia.

Janaína Canaan é uma das técnicas do projeto. “No início da pandemia, entramos em contato com os produtores para verificar se preferiam o atendimento remoto, mas a maioria optou em receber os técnicos na propriedade, respeitando as recomendações dos órgãos de saúde”.

“Alguns produtores relatam a dificuldade em escoar a produção, especialmente as hortaliças folhosas, que são mais perecíveis. Orientamos para diversificarem os canais de venda, como montar cestas de alimentos para entrega. Outra opção é a plataforma de comércio eletrônico desenvolvida pela CNA”, declara Janaína.

Equipes do Senar seguem as recomendações de proteção ao coronavírus

Equipes do Senar seguem as recomendações de proteção ao coronavírus

São atendidos produtores de 10 cadeias produtivas: bovinocultura de leite e de corte; avicultura, olericultura, cafeicultura, piscicultura, fruticultura, ovinocaprinocultura de leite, floricultura e agricultura (produção de milho e feijão).

O criador de cabras Ramon Fiúza é um dos atendidos. Antes do rompimento da barragem ele tinha um bistrô e promovia shows com artistas de Belo Horizonte. Agora se dedica exclusivamente à fabricação artesanal de queijos.

“Em janeiro tivemos fortes chuvas que impactaram a produção e agora o coronavírus. O primeiro momento da pandemia foi terrível, pois estávamos diante de muitas incertezas e eu não podia sair para vender os queijos. Além disso, não tinha espaço para estocar o produto”, revela.

“A orientação técnica e gerencial do Senar é formidável”, acrescenta o produtor. Ele conta que na segunda quinzena de abril retomou as entregas de queijos, seguindo as recomendações de saúde.

Para a família de Vinícius Guilherme Costa, a preocupação é com a proximidade da colheita de mexerica, prevista para o final de maio. “Todos os anos vendemos as frutas ainda no pé para um distribuidor. Ele providencia a colheita e o transporte, mas ainda não sabemos como será neste ano por causa da pandemia”, destacou.

A crise do coronavírus também afetou o planejamento hortícola do produtor Gustavo Dias. Ele recebe a ATeG do Senar desde novembro de 2019 e estava na fase de construção de estufas quando a pandemia foi decretada.

“Eu já deveria ter iniciado o plantio dos frutos, mas ainda nem comecei a construir as estufas porque as lojas de materiais de construção estão fechadas. Então, junto com o Senar precisei readequar o cronograma”, destaca.

Sobre o projeto – O Senar SuperAção Brumadinho envolve o Sistema CNA/Senar, a Faemg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) e o Senar-MG com parceria do Ministério da Cidadania, Aliança Brumadinho.

Assessoria de Comunicação Sistema CNA/Senar
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas