Logo CNA

Senar oferece curso de tratorista a produtores e trabalhadores rurais do Ceará
Curso de trator1

Curso é realizado em parceria com o Sindicato Rural de Russas

3 de abril 2023
Por Senar

Brasília (03/04/2023) – Operar uma máquina agrícola não é uma tarefa fácil. São diversas funcionalidades e comandos que auxiliam no dia a dia da atividade rural, desde a preparação do solo, plantio, até a colheita.

No município de Russas, no Ceará, o sindicato rural da região, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), oferece o curso de operação e manutenção de tratores agrícolas com o objetivo de levar novas tecnologias aos produtores e trabalhadores rurais.

O curso tem 48 horas de duração e é dividido em aulas teóricas e práticas. Os alunos aprendem de tudo um pouco, mas o melhor: saem prontos para realizar as operações de trabalho de forma segura.

“As máquinas e os equipamentos agrícolas têm facilitado muito a vida do produtor rural. Os tratores estão preparados para o preparo de solo, tratos culturais em diversas áreas, favorecendo muito a mão de obra”, afirmou o instrutor do Senar/CE, Paulo Pinto.

A produtora de frutas no município de Russas, Kelly Moura, já opera máquinas agrícolas há um tempo. Mas com o crescimento da produção, a agricultora viu a necessidade de usar o trator de forma mais efetiva, então buscou a especialização.

“O trator nos ajuda muito nessa questão de cortar terra, carregar fruta, por exemplo. Eu quis aprender para ajudar meu esposo porque a gente trabalha com isso e é muito serviço para ele sozinho”, disse a fruticultora.

Produtora Kelly Moura e instrutor Paulo Produtora Kelly Moura e instrutor Paulo

Narícia é amiga de Kelly e também produz frutas. Apesar de não ter o próprio trator, a produtora decidiu encarar as horas de conhecimento, porque de vez em quando pega uma máquina emprestada com os vizinhos para usar na lavoura. Animada, ela já decidiu que, assim que tiver condições, vai comprar um trator.

“O trator facilita muito a gente trabalhar. Manter a roça com máquinas, não tem coisa melhor”, destacou Narícia Oliveira dos Santos.

O instrutor do Senar/CE Paulo explicou que a segurança do trabalho é um ponto abordado no treinamento, em razão do risco de operar uma máquina rural. “O curso vai além do conhecimento da máquina, a prática de direção e ao uso de um equipamento que está disponível na região”.

Imagem

O produtor Jailson Pereira da Silva também foi aluno do curso e conseguiu identificar algumas falhas na operação e a necessidade de se manter sempre atualizado. “A gente adquire alguns conhecimentos no convívio, só que no curso a gente vê que é muito leigo, por mais que a gente tenha o costume, trabalhando com ela todo dia”.

O curso do Senar, em parceria com o Sindicato Rural de Russa ajuda os produtores no dia a dia da atividade rural, além de contribuir com a geração de emprego e renda no campo. “A gente vai trazer mais capacitação e fazer com que o produtor e a produtora rural consigam êxitos nas suas vidas, tanto na área profissional, como na renda familiar”, disse a vice-presidente do Sindicato Rural de Russas, Adriana Holanda.

Para o instrutor Paulo, é gratificante ministrar um curso e o aluno que participou estar empregado em uma empresa, trabalhando como tratorista. “Isso acontece muito aqui e em outras regiões do Ceará”.

Veja a reportagem completa no programa Nosso Agro:

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas