Logo CNA

Senar oferece curso com técnicas de manejo avançado para a apicultura
Curso apicultura3

Curso tem duração de 24 horas, incluindo aulas teóricas e práticas

3 de março 2021
Por Senar

Brasília (03/03/2021) As abelhas têm um importante papel no meio ambiente, pois são responsáveis por polinizar várias espécies de plantas, além de produzirem alimentos ricos em nutrientes, como mel e própolis. Aos poucos, a criação desses insetos tem crescido em todo país e ganhado cada vez mais espaço na produção agropecuária.

E para promover a capacitação de profissionais dessa atividade, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Goiás oferece o curso de Apicultura Avançada, com duração de 24 horas, incluindo aulas teóricas e práticas.

Na parte teórica, os produtores aprendem sobre anatomia e fisiologia das abelhas, avaliação e manejo de colmeias, procedimentos de colheita e processamento de cera e própolis.

“O nosso objetivo não é fabricar o mel, isso é função da abelha. Nós apicultores do curso avançado vamos aprender a criar a abelha, aumentar e fortalecer o enxame”, disse o instrutor do Senar Goiás, Luciano Góes.

O curso de Apicultura Avançada permite aos alunos verem de perto exemplos de manejo que prejudicam produtividade das colmeias. As aulas práticas, associadas ao conhecimento teórico, possibilitam os apicultores a alcançarem os três pilares da alta produtividade, que são a troca de cera, a alimentação para o enxame crescer antes da florada e a troca de rainha.

“As abelhas que vinham produzindo de 15 a 20 quilos de mel por caixa ano vão passar a produzir de 40 a 60 quilos com o manejo avançado”, destacou o instrutor Luciano Góes.

Curso apicultura

Para se inscrever no curso avançado, o aluno precisa ter feito o módulo básico, pois a segunda etapa envolve questões mais técnicas para tornar a produção mais eficiente. E os produtores já perceberam a diferença do curso avançado, seja na alimentação das abelhas operárias, ou no manejo da rainha.

“Eu comecei na seleção da rainha e na organização da caixa ninho. O Senar foi um braço que me permitiu alcançar em pouco tempo um valor grandioso e ter expectativa de uma grande colheita este ano” afirmou o produtor rural José Maria Ferreira.

O mercado de mel e própolis está com demanda crescente tanto no mercado doméstico, quanto no internacional. Agora, o objetivo dos produtores é aumentar a renda familiar e a qualidade de vida no campo com a ajuda dos conhecimentos passados pelo Senar.

“A busca pelo conhecimento deixa a gente mais apaixonado, pois a lucratividade vai aumentando e também contribuimos com a natureza”, disse a produtora rural Cassia de Carvalho.

Além dos cursos, o Senar tem cartilhas sobre apicultura, que podem baixadas gratuitamente no portal: www.cnabrasil.org.br/senar/colecao-senar

Clique aqui para saber mais sobre o curso de Apicultura Avançada do Senar Goiás.

Curso apicultura2

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas