Senar-MT capacita produtores e trabalhadores rurais em manutenção de máquinas agrícolas
Maquinas agricolas

Centros de Treinamento de Sorriso e de Campo Novo do Parecis conseguem reunir em uma semana até 9 turmas de diferentes cursos

23 de junho 2021
Por Senar

Brasília (23/06/2021) – O uso de tecnologia e a adoção de processos inovadores são uma realidade no setor agropecuário. E cada vez mais exige capacitação e qualificação dos produtores e trabalhadores rurais para operar máquinas e equipamentos agrícolas, por exemplo.

Os Centros de Treinamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, localizados em Sorriso e em Campo Novo do Parecis, no estado do Mato Grosso, têm essa função. Em uma semana, cada centro consegue reunir até nove turmas em diferentes cursos, como o de manutenção e regulagem de colheitadeiras de grãos, que ajuda a prevenir prejuízos na etapa da colheita.

“É um conhecimento que estou agregando e que vou poder usar mais para frente em algumas oportunidades que vão aparecer”, afirmou o aluno James Santomauro.

O maquinário agrícola possui novas tecnologias para melhorar o desempenho no campo. Por isso, os alunos precisam saber lidar com todos os recursos disponíveis. De acordo com o instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Emerson Moacir, são 40 horas de treinamento de manutenção e regulagem de colheitadeiras de grãos.

“O participante aprende desde comportamento social, segurança, meio ambiente, até a parte técnica da colheitadeira. É uma forma de oferecer conhecimento para proporcionar maior durabilidade do maquinário e menor custo operacional para o produtor”, disse Emerson.

Áreas de atuação