Logo CNA

Senar-MT capacita produtores e trabalhadores rurais em manutenção de máquinas agrícolas
Maquinas agricolas

Centros de Treinamento de Sorriso e de Campo Novo do Parecis conseguem reunir em uma semana até 9 turmas de diferentes cursos

23 de junho 2021
Por Senar

Brasília (23/06/2021) – O uso de tecnologia e a adoção de processos inovadores são uma realidade no setor agropecuário. E cada vez mais exige capacitação e qualificação dos produtores e trabalhadores rurais para operar máquinas e equipamentos agrícolas, por exemplo.

Os Centros de Treinamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, localizados em Sorriso e em Campo Novo do Parecis, no estado do Mato Grosso, têm essa função. Em uma semana, cada centro consegue reunir até nove turmas em diferentes cursos, como o de manutenção e regulagem de colheitadeiras de grãos, que ajuda a prevenir prejuízos na etapa da colheita.

“É um conhecimento que estou agregando e que vou poder usar mais para frente em algumas oportunidades que vão aparecer”, afirmou o aluno James Santomauro.

O maquinário agrícola possui novas tecnologias para melhorar o desempenho no campo. Por isso, os alunos precisam saber lidar com todos os recursos disponíveis. De acordo com o instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Emerson Moacir, são 40 horas de treinamento de manutenção e regulagem de colheitadeiras de grãos.

“O participante aprende desde comportamento social, segurança, meio ambiente, até a parte técnica da colheitadeira. É uma forma de oferecer conhecimento para proporcionar maior durabilidade do maquinário e menor custo operacional para o produtor”, disse Emerson.

O aluno Dionatan Elias e o instrutor Emerson Moacir

Para o aluno Dionatan Elias, o treinamento esclarece diversas dúvidas, como o significado de cada símbolo de uma máquina. “Tinha símbolo que a gente via, mas não sabia para o que servia. Antes do curso, achava que óleo era tudo a mesma coisa, mas agora sei que cada óleo tem seu tipo de motor”.

Além de conhecer o procedimento de troca do óleo, os alunos são orientados com técnicas de armazenamento e descarte dos resíduos, protegendo o meio ambiente. “Em toda manutenção de máquina sobra filtro ou óleo. Então a gente orienta o participante a dar um descarte correto para esses resíduos, para não causar danos ao meio ambiente”, explicou o instrutor, Emerson Moacir.

Outra capacitação ofertada pelo centro de treinamento é o curso de aplicação de defensivos agrícolas utilizando pulverizador autopropelido. O uso correto garante o controle de pragas e a redução nos custos de produção.

“Todo equipamento envolve muitos detalhes, como a forma correta de fazer a manutenção do equipamento para ter uma agilidade maior no campo e eficiência de acordo com que o produtor espera”, disse o aluno Cleiton Herculano.

Alunos durante a capacitação de aplicação de defensivos agrícolas

O Mato Grosso está entre os principais produtores de soja e milho do Brasil e o curso de pulverização ajuda os alunos a obterem uma maior eficiência na aplicação da lavoura dos grãos. Por isso, saber calcular as medidas certas de cada tipo de planta e produto por hectare é essencial para alcançar mais produtividade e qualidade.

“Eu sou leigo quando o assunto é pulverização. E o que o Senar promove é o conhecimento teórico e prático, com a utilização de equipamentos de última geração. Dessa forma, a gente estará preparado para atender o mercado aqui da região ou de qualquer lugar do Brasil”, afirmou o aluno Renato Espinola.

O instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Dimitry Bulaty, explicou que o objetivo do curso é ensinar os cuidados e a forma correta de fazer a aplicação de defensivos agrícolas, utilizando o pulverizador autopropelido. “Nós enfatizamos muito a parte de segurança do trabalho, é necessário operar um pulverizador do jeito correto”.

Além de promover a qualificação profissional, os resultados obtidos com os cursos dos dois Centros de Treinamento promovem um desenvolvimento integrado das regiões.

“O CT abrange uma região, mas atinge várias cidades ao seu redor, porque nós montamos um traslado para buscar o aluno e trazer até o centro para receber a capacitação. Eu acredito que onde tem um centro, uma região inteira é contemplada e isso faz com que essa qualificação seja muito mais eficiente”, destacou o superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo de Castro, mais conhecido como Chico da Paulicéia.

Veja a reportagem completa do Nosso Agro:

Assessoria de Comunicação CNA/Redação Nosso Agro
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas