Logo CNA

Mato Grosso do Sul

Senar/MS realiza capacitação de combate a incêndios em parceria com Corpo de Bombeiros
CAPA TEXTO SCI REFLORE

Curso de Coordenador de Brigada de Incêndios é oferecido para membros e associados da Reflore/MS

24 de julho 2023

Por: Vitor Ilis

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

Entre os dias 18 e 21 de julho, em Três Lagoas, o Senar Mato Grosso do Sul ofereceu o curso ‘Coordenador de Brigada de Incêndios (Metodologia SCI – Sistema de Comando de Incidentes)’ para gestores de empresas associadas da Reflore/MS (Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas). Voltada a 25 participantes, a capacitação acontece em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar e o Sindicato Rural do município.

De acordo com o analista educacional do Senar/MS, Carlos Henrique Geraldo, o objetivo é formar coordenadores de trabalho na área rural, visando o combate aos incêndios ou qualquer tipo de emergência que aconteça no campo. “O intuito é que os participantes compreendam os principais conceitos e métodos envolvidos no modelo de gerenciamento do SCI em resposta a emergências”, destaca.

Em Três Lagoas, as aulas foram ministradas pelos instrutores capitão Wagner Moreira Lopes e sargenta Helen Jéssica.

O curso - A metodologia SCI auxilia no gerenciamento de incidentes, padronizado para todos os tipos de sinistros e ocorrências de grandes proporções, o que permite adotar uma estrutura organizacional integrada para suprir as complexidades de múltiplos ou único caso.

“Sua utilização correta vai possibilitar que sejam atingidos três objetivos principais durante o atendimento de um incidente: segurança dos respondedores e todas as pessoas envolvidas ou atingidas; o cumprimento dos objetivos táticos definidos para o desenvolvimento das ações relacionadas ao incidente; e o uso eficiente dos recursos disponibilizados”, detalha Carlos Henrique.

Entre os conteúdos ministrados estão as definições do SCI, plano de ação, fluxograma, considerações para estabelecimento das instalações, definições, exposição, formulários, estabelecimento e a aplicação de SCI em cenário hipotético. São 32 horas de carga horária, sendo 24 horas em teoria e 8 horas na prática.

“Ao final do curso, eles estarão aptos a coordenarem e atuarem em caso de incidentes e catástrofes, ocupando posições de liderança nesses casos. Todos os anos há uma nova turma exclusivamente para a Reflore/MS”, explica.

Parceria Institucional – Segundo o diretor-executivo da Reflore/MS, Benedito Mário Lázaro, Mato Grosso do Sul desponta no setor de florestas. “É preciso que o estado crie uma cultura florestal. Nós temos que ter, principalmente nesta época do ano, um cuidado muito grande com o problema dos incêndios. Precisamos estar preparados caso haja algum incidente”, afirma.

A Reflore/MS é parceira e mobilizadora da ação, que tem como objetivo capacitar gestores das empresas associadas para que, por meio de um regime de Plano de Auxílio Mútuo (PAM), todas as envolvidas passam a integrar uma instituição sem fins lucrativos, com foco em auxiliar o atendimento emergencial das demais integrantes.

“Importante as empresas capacitarem seus colaboradores para que possamos ter um número alto de brigadistas que saibam cuidar e proteger o patrimônio, sem colocar sua segurança em risco. Fundamental a parceria da Reflore/MS, Senar/MS, Corpo de Bombeiros e principalmente o governo do estado para cuidar do nosso grande patrimônio”, finaliza Dito Mário.

Matérias Relacionadas