Logo CNA

Senar mostra ações de campo do projeto Paisagens Rurais na Bahia
Paisagens rurais 210325 214550

Reunião virtual aconteceu na quinta (25)

25 de março 2021
Por Senar

Propriedade rural no Oeste da Bahia

Brasília (25/03/2021) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) apresentou o andamento das ações de campo do projeto Paisagens Rurais na Bahia em uma oficina virtual, na quinta (25), com a participação de representantes das instituições que atuam na iniciativa.

O projeto vai beneficiar quatro mil propriedades rurais da Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Tocantins por meio da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar.

No estado da Bahia, o coordenador de Programas do Senar/BA, Luciano Wanderley, explica que são atendidas propriedades rurais de pecuária de corte e de leite que compõem a bacia hidrográfica prioritária de Brejolândia, na região oeste da Bahia.

“Até meados de abril a nossa intenção é alcançar 700 propriedades rurais atendidas pelo projeto. Nesse momento, temos 598 estabelecimentos cadastrados que já receberam 1923 visitas técnicas campo desde agosto de 2020”, destacou.

Wanderley ressalta que, mesmo com a pandemia do novo coronavírus e os desafios impostos pela necessidade de distanciamento social, o projeto Paisagens Rurais está avançando e já demonstra benefícios aos produtores atendidos.

Em um período de dois anos, os técnicos de campo da ATeG do Senar acompanham as propriedades rurais mensalmente, com orientações relacionadas à melhoria do gerenciamento rural.

Os produtores têm acesso a tecnologias que permitem o aumento de produtividade e adequações ambientais para a recuperação de áreas e pastagens degradadas, além das adequações para o cumprimento das obrigações legais.

Durante a reunião, o coordenador do projeto Paisagens Rurais no Senar, Rafael Diego da Costa, reforçou que a ATeG Senar oferece aos produtores ferramentas de gestão da propriedade rural. “Além disso, é disponibilizada a oportunidade de recuperação ambiental associada à atividade produtiva”.

Paisagens rurais reuniao 210325 214856

“Esse projeto é muito importante, pois permite ao produtor rural agir localmente e ter o benefício em toda a paisagem de forma mais global”, conclui.

Sobre o Projeto

O projeto Paisagens Rurais é financiado com recursos do Programa de Investimento Florestal (FIP em inglês) que são gerenciados pelo Banco Mundial. A coordenação é do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com parceria da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), Senar, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e Embrapa.

Assessoria de Comunicação CNA

Foto: Wenderson Araujo

Telefone: (61) 2109-1419

flickr.com/photos/canaldoprodutor

twitter.com/SistemaCNA

facebook.com/SistemaCNA

instagram.com/SistemaCNA

facebook.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas