Minas Gerais

SENAR MINAS lança curso de Gestão da Conversão Orgânica da Propriedade

8 de novembro 2021
Por Senar

O curso piloto Gestão da Conversão Orgânica da Propriedade foi promovido em Juiz de Fora em uma parceria do Sistema FAEMG/SENAR/INAES e o Sindicato dos Produtores Rurais do município. O evento, mobilizado por Andreia Aparecida Barbosa Vinha Fonseca, reuniu dez participantes em uma granja na Fazenda do Tanque, em Valadares, bairro rural de Juiz de Fora. Com 24 horas de aula, o curso foi conduzido pelo instrutor Rafael Paiva Izidoro.

“A demanda surgiu em função do colegiado estadual de produção orgânica porque os produtores têm muita dificuldade para redigir o Plano de Manejo, documento exigido pela norma, o que dificulta a transição de forma completa. Tal dificuldade impacta na entrada no mercado de orgânicos e na busca de certificação, seja ela por auditoria, participativa ou participar de uma Organização de Controle Social (OCS)”, explicou o instrutor.

O treinamento abordou a comparação entre agricultura orgânica e convencional, os conceitos nos quais todas as linhas de agricultura orgânica e de agroecologia estão baseadas e as normas de produção orgânica. “O grande objetivo do curso é conseguir preparar, de forma conjunta, o Plano de Manejo da propriedade onde ocorreu o evento, treinando com cada participante o raciocínio para que possam colocar em prática em suas propriedades”.