Logo CNA

SENAR Maranhão seleciona técnicos de campo para atuação no programa ‘Mais Produção’
Pulbicacao materiaweb 0 926827002015150611491

Técnicos deverão atuar na atividade de assistência técnica e gerencial nas cadeias do arroz, horticultura, carne e couro, leite e aquicultura

22 de junho 2016
Por Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Maranhão (SENAR/MA) acaba de lançar na sua página ( www.senar-ma.org.br ), edital para contratação de técnicos de campo na forma de pessoa jurídica que atuarão na atividade de assistência técnica e gerencial no âmbito da parceria Governo do Estado e SENAR, por meio do programa ‘Mais Produção’, junto às cadeias produtivas do arroz, horticultura, carne e couro, leite e aquicultura.

As atividades relacionadas ao programa serão coordenadas pela equipe técnica desta entidade a partir do mês de agosto, com atendimento a 1.550 propriedades em todo o Maranhão, com supervisão do Sistema Estadual de Produção e Abastecimento, (Sepab).

Para dar andamento aos termos da parceria, discutir o edital, planejar as ações e conhecer melhor a metodologia do programa Assistência Técnica e Gerencial, (ATeG), a diretoria do Senar, representada pelo presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão, (Faema), Raimundo Coelho e pelo superintendente do SENAR, Luiz Figueiredo, ofereceram ‘Café da Manhã’, na sede da entidade.

Também participaram gerentes e assessores do sistema FAEMA/SENAR, o secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, (Sagrima), Edjailson Souza, bem como o adjunto da Secretaria da Indústria e Comércio, Lúcio Maia e ainda, a coordenadora da Sepab, Rosany Aranha, assessores e técnicos envolvidos.

Os representantes do governo abriram o evento destacando a iniciativa do Senar com programas de excelência que atendem o setor rural do estado. Já em sua explanação, o gerente de ATeG, Epitácio Rocha, destacou a metodologia da assistência técnica que será executada nas propriedades em questão, com destaque para a contratação de profissionais, enquanto que Luiz Figueiredo falou das ações e programas ora desenvolvidos destacando o ABC Cerrado e ATeG.

“É importante essa aproximação entre os gestores do programa Mais Produção e o SENAR, para que todos tenham o mesmo entendimento de como será conduzido o processo de assistência técnica e gerencial, ficando mais fácil e claro para ambas as partes, os objetivos propostos”, disse Epitácio Rocha, ao término de sua apresentação.

Mapito

Para Coelho, a expectativa é a melhor possível. "Até porque nós já obtivemos sucesso nas mil propriedades que aplicamos essa metodologia no Mapito e já estamos iniciando a execução do programa ABC Cerrado. O que esperamos é que com todas essas propriedades assistidas e com os produtores capacitados, tenhamos resultados positivos tanto em produtividade quanto em renda”, ressaltou ele.

Para Rosany Aranha, a reunião serviu para que todos os envolvidos no programa pudessem conhecer cada detalhe do trabalho que já encontra-se em desenvolvimento.

“O SENAR já tem a expertise em capacitação, principalmente em se tratando de capacitação de produtores rurais. Baseado nisso é que está sendo conduzida esta parceria, e com isso, esperamos atingir o nosso objetivo que é qualificar os produtores rurais que trabalham com as cinco cadeias envolvidas para alcançarmos no final, o nosso objetivo que é alavancar a produção no estado”, disse ela.

Assessoria de Comunicação do SENAR/MA
www.senar-ma.org.br