29/05/2020

Senar mantém capacitação de técnicos durante pandemia

Brasília (29/05/20) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) reuniu, na quinta (28), 250 técnicos de campo e supervisores da Assistência Técnica e Gerencial de Minas Gerais em uma reunião de alinhamento virtual para manter a qualidade das ações que oferece ao produtor rural.

O encontro aconteceu por videoconferência e abordou a inserção de informações das propriedades rurais no Sisateg (software de gerenciamento de dados).

"Esse foi o primeiro encontro de todos os técnicos de Minas Gerais desde o início da pandemia e foi importante para acompanharmos o andamento da assistência técnica e gerencial no estado”, explicou a coordenadora da Central de Dados da Diretoria de Assistência Técnica do Senar, Júlia Carolina Barros de Deus. “Esse formato abre novos caminhos ao permitir realizar treinamentos eficientes sem a necessidade de reunir os técnicos fisicamente.”

Segundo o analista técnico da Assistência Técnica e Gerencial no Senar Minas, Harrison Belico Coelho, o feedback dos técnicos foi positivo em relação ao encontro virtual.

“Eles estão nos pedindo novas reuniões nesse formato. Foi uma possibilidade de aprimoramento dessa ferramenta que é o Sisateg, principalmente diante dessa pandemia da Covid-19. Podemos reunir todos os técnicos e esclarecer dúvidas. Foi uma ótima experiência.”

O Senar em Minas Gerais tem atuado de forma remota e presencial, com todos os cuidados de distanciamento, para atender os produtores rurais que recebem assistência técnica em 10 cadeias produtivas (bovinocultura de leite, de corte, ovinocultura, avicultura, apicultura, piscicultura, cafeicultura, fruticultura, olericultura e agroindústria).

“Com a pandemia, muitos municípios adotaram barreiras sanitárias restringindo o acesso às atividades essenciais e pessoas credenciadas. Com isso, o atendimento remoto se tornou crucial para a manutenção e acompanhamento do trabalho de uma safra,” destacou o técnico de campo Vinicius de Paula Fialho, que atende produtores em Viçosa.

O produtor de café José Carlos de Souza conta como tem sido o atendimento do técnico de campo do Senar de forma remota, via WhatsApp. Ele participa da Assistência Técnica e Gerencial desde dezembro de 2016.

"Eu esclareci as dúvidas que tinha e o técnico me passou tudo certinho. Também passei para ele os trabalhos que foram feitos na propriedade. Tem sido excelente e seguro, tanto para mim e para minha família quanto para ele. Foi uma excelente iniciativa tomar essa decisão de fazer as visitas online, gostei muito."   

No período de 15 de abril a 14 de maio, o Senar realizou 348 atendimentos remotos em Minas Gerais nas 10 cadeias produtivas.

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