Logo CNA

SENAR leva curso de Equitação para colaboradores da APAE do interior de Minas
Equitacao1 0 465094002015150610581

Com carga horária de 32 horas de curso ensina como realizar o manejo de equinos

7 de novembro 2016
Por Senar

A doação de uma estrutura por um empresário e produtor rural para Equoterapia em Limeira do Oeste, em minas Gerais, será um sonho realizado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Há anos o desejo de oferecer aos alunos a terapia com cavalos começou a tomar forma, com o curso de Equitação do Serviço Nacional de Aprendizagem de Minas Gerais (SENAR/MG) para os colaboradores da instituição.

Segundo Neusa Aparecida Freitas, do Conselho Consultivo da APAE, a parceria chegou em boa hora, já que a próxima etapa é o curso de especialização na Associação Nacional de Equoterapia (ANDE Brasil), entidade responsável por oferecer a certificação oficial da terapia com cavalos. “Com este curso estamos dando aos nossos colaboradores oportunidade de chegarem a ANDE Brasil mais preparados para receberem a habilitação e, tornarem-se aptos para desenvolver um ótimo trabalho com as pessoas com deficiência”.

O treinador de cavalos e instrutor Leonardo Tadeu Freiria explicou que na turma estão profissionais que cuidam dos alunos da APAE e ainda fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas e também alunos da Associação.

“Nestas 32 horas de curso, estamos formando o alicerce do manejo com os cavalos , para que os profissionais aprendam na prática o que será repassado aos praticantes da Equoterapia. Ensinamos o modo de conter o animal, a limpeza dos cascos e dos pelos, técnicas para perder o medo ao se aproximar do local onde vai receber o praticante, formas ser conduzido pelo cabresto. Ainda ensinamos como montar a pelo, no modo normal e de costas para equilíbrio e coordenação motora e fazemos um trabalho com olhos tapados com a finalidade de sintonia fina entre o guia e orientadora. Essas informações serão 60% das exigências cobradas em Brasília, na ANDE”, explica.

A Equoterapia proporciona ganhos comprovados em nível físico e psíquico, já que a atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio e conscientização do próprio corpo.

Além de todos estes benefícios, a terapia ainda agrega valor a outros tratamentos e este é um, entre outros motivos, que fez a fonoaudióloga Celita Queiroz de Oliveira participar da capacitação em Equitação.

“Com o curso conseguimos visualizar e sentir o que os praticantes vão passar com a terapia e foi ótimo para saber como nos portarmos. Sabemos que a Equoterapia traz diversos benefícios à pessoa com deficiência, e com os exercícios fonoaudiológicos os resultados dos tratamentos podem ser ainda melhores.”

Assessoria de Comunicação do Sistema FAEMG/SENAR-MG
www.sistemafaemg.org.br