Logo CNA

Maranhão

Senar leva à comunidade Vila Magril capacitação com foco no investimento familiar

2 de outubro 2019

Por: SENAR MA

IMG 7988

Jovens e adultos que vivem na comunidade Vila Magril, na Grande São Luís, acabam de participar do curso Agricultura Orgânica promovido pelo Senar em parceria com a Igreja Evangélica Maranata.

A iniciativa faz parte do projeto comunitário do casal líderes da igreja naquele bairro - José Feitosa e Silva e Deusimar Feitosa -, cujo principal foco é habilitar e incentivar moradores para a produção de hortaliças e leguminosas que sirvam ao consumo e o incremento da renda familiar, por meio da comercialização em feiras livres no bairro e adjacentes.

Os participantes receberam orientação do instrutor José de Jesus Costa Lopes, que os orientou desde a teoria até a parte prática de como tratar o solo, plantar e cuidar das hortaliças de modo a não utilizar agrotóxicos e ter uma maior produtividade.

De acordo com a Deusimar Feitosa, a ideia é capacitar, principalmente os jovens, para que trabalhem com agricultura e ajudem suas famílias e assim, haja investimento em feiras livres para comercializarem uma vez na semana, no bairro em que vivem.

Hortaliças

A coordenadora do projeto afirma que os cursos tem ajudado bastante os interessados com conhecimento e novas tecnologias, na hora de plantar. Ressalta que esse é o segundo curso do Senar, ministrado no local, tendo sido o primeiro deles, Cultivo de Hortaliças Folhosas. Ela afirma que nos próximos meses, outros serão solicitados com a mesma finalidade: Preparar os moradores para melhorar a qualidade de vida, investir melhor em alimento e no aumento da renda familiar.

“É muito gratificante a gente sentir o quanto se pode ser útil e esse trabalho é uma forma de cooperar com a comunidade, trazendo informações por meio do Senar, com qualificação para ajudar as pessoas a trabalharem melhor”, destacou ela, afirmando ter produtores rurais que já vivem do que aprenderam nos cursos, aplicados recentemente na localidade.

O pastor José Feitosa e Silva, também coordenador, reitera o que disse Deusimar sobre a ação do Senar na Vila Magril. “Nós trouxemos esse curso para a comunidade com o intuito de ajudá-los, porque os moradores possuem baixa renda e o nosso objetivo é incentivá-los a ter um trabalho, organizar suas feirinhas e ganhar dinheiro e o Senar para nós é um grande parceiro”. Destacou ele

O instrutor do Senar, José de Jesus Costa Lopes, disse ser importante que o Senar traga qualidade de vida para a comunidade que necessita de atenção e que muitas das vezes é esquecida.

“O nosso trabalho vem ampliar os conhecimentos dos participantes para que seja desenvolvido na comunidade, um trabalho de excelência, em favor da agricultura que já vem sendo desenvolvido por muitos deles que já passaram por cursos anteriores. E a prática do Senar só vem a ajudar cada vez mais a melhorar a vida dessas pessoas”, disse Costinha, enquanto atende a turma de alunos com a prática de cultivo.

Matérias Relacionadas