Logo CNA

Senar integra projeto do Bioma Cerrado que será lançado na COP24
Cerrado

Paisagem será lançado no Espaço Brasil durante a Conferência na Polônia

26 de novembro 2018
Por Senar

Brasília-DF (26/11/18) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) vai levar Assistência Técnica e Gerencial a quatro mil propriedades rurais do Bioma Cerrado a partir de 2019. A ação faz parte do Projeto FIP Paisagem, iniciativa inédita que pretende fazer a gestão integrada da paisagem do Cerrado.

A iniciativa será financiada pelo Programa de Investimentos em Florestas (FIP) e vai ser lançada durante a 24ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP24), em dezembro, na Polônia.

A gestão da paisagem será feita a partir do monitoramento de imagens por satélite, disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em que será possível verificar os avanços das ações implantadas.

“Vamos estimular a adoção de tecnologias sustentáveis de baixa emissão de carbono, associadas às orientações técnicas para a conservação e recuperação de áreas degradadas", explica o diretor de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Matheus Ferreira.

Cada propriedade receberá atendimento por 24 meses, com ações voltadas para o aumento da produtividade e da renda nas cadeias produtivas assistidas.

O FIP Paisagem terá duração de seis anos e atenderá produtores rurais da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Piauí e Tocantins.

Ferreira ressalta que o diferencial desse projeto é que os técnicos da assistência técnica do Senar vão receber treinamentos específicos para executá-lo no campo.

“Os profissionais terão a habilidade de elaborar planos de adequação ambiental que serão um caminho para os Projetos de Recomposição de Áreas Degradadas ou alteradas (Pradas) exigidos pelo Programa de Regularização Ambiental (PRA) que estão sendo construídos nos estados.”

O Serviço Florestal Brasileiro, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Banco Mundial e a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) também integram o projeto.

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas