Logo CNA

Maranhão

Senar e Sindicato movimentam região oeste do estado com grande número de capacitação

1 de outubro 2019

Por: SENAR MA

6f62926c 7612 4826 8a43 b8b403aae33f

O Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jardim, tem alcançado um grande número de produtores rurais por meio de conhecimento transmitido por instrutores do Senar, em dezenas de cursos realizados na região do oeste maranhense.

Com efetiva mobilização que tem à frente, Listernandes Silva Sousa (Iranildo), as capacitações vão desde Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas, ao atendimento por meio de assistência técnica e gerencial (ATeG) do programa Paisagens Rurais, que vem atendendo 25 propriedades pertencentes à cadeia de bovinocultura de corte, cujo potencial é notadamente um dos maiores do estado.

De acordo com Iranildo, a realização de cursos se tornou mais intensa devido à grande procura dos produtores rurais, dada a necessidade de conhecer melhor as novas ferramentas utilizadas no campo, com vistas a fortalecer a produção rural.

O município de Bom Jardim foi atendido com um número grandioso de cursos, como por exemplo, Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas, (sede), piscicultura, (comunidade Zé Bueiro/Igarapé dos índios e Rosário), Derivados do Leite (sede), Hortaliças folhosas (Igarapé dos Índios) e Artesanato de fibra de buriti.

Capacitação

Outros que também têm solicitado capacitação do Senar, foram Tufilândia (Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas), Buriticupu (suinocultura e Hortaliças folhosas) e Araguanã (Hortaliças folhosas e Fibra de Buriti).

Ainda de acordo com Iranildo, o curso mais solicitado pelos produtores rurais, é o de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas, em função da carência de profissionais qualificados na área e ainda, porque existe a necessidade dos produtores rurais prepararem seus familiares (filhos e afins), para o mercado de trabalho.

“É muito gratificante poder ajudar aqueles que estão na produção. Levar conhecimento a quem necessita”, disse ele.

O prefeito de Buriticupu, José Gomes Rodrigues, satisfeito com o resultado do trabalho do Senar, disse ser muito gratificante o resultado deste tipo de investimento, principalmente para os produtores que apresentam dificuldades em melhorar a produção e comercialização de seus produtos.

“Quanto mais conhecimento, melhor para eles. Os cursos do Senar são muito proveitosos e com conhecimento, certamente que produzirão ainda mais”, ressaltou o gestor, destacando as seis turmas de capacitação levadas pela entidade apenas no primeiro semestre de 2019.