Logo CNA

SENAR e Sindicato levam curso de Equitação para interior de Minas
20160601085546 fileid equitacao internaweb 0 953554002015150611651

Em Presidente Olegário, os participantes aprenderam técnicas para lidar com os cavalos, especialmente no manejo do gado

2 de junho 2016
Por Senar

Produtores de Presidente Olegário, na região do Alto Paranaíba, em Minas Gerais, fizeram o curso de Equitação ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (SENAR/MG) em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Presidente Olegário no parque de exposições.

Durante quatro dias, os participantes aprenderam técnicas para lidar com os cavalos que auxiliam no trabalho rural, especialmente no manejo do gado. “O curso é para os cavaleiros, mas também prepara os animais para receber os comandos”, ressaltou a mobilizadora do Sindicato, Iolanda Corrêa.

Wale Fernandes, de 37 anos, tem cerca de duzentas cabeças de gado na fazenda Três Barras, a menos de cinco quilômetros de Presidente Olegário. Ele e o irmão herdaram do pai o gosto por bovinos da raça nelore. Três vezes por semana, precisam levar o gado ao curral, para ver de perto o desenvolvimento dos animais. “Manejar duzentas cabeças de gado sem estar num cavalo seria impossível”, diz o produtor.

Apesar da experiência adquirida ao longo dos anos, Wale confessa que aprendeu muito no curso de Equitação. “Muita coisa que a gente fazia estava errado. Todos os cursos que tiverem agora, eu quero fazer”.

E, pelo que diz a mobilizadora do Sindicato, Wale não é o único. “Essa mesma turma de produtores rurais já fez o curso de Casqueamento, no mês passado, agora o de Equitação, e já está marcado o de Doma para o próximo mês”.

Segundo o gerente do SENAR em Patos de Minas, Sérgio de Carvalho Coelho, “o rebanho equino de Minas Gerais é o maior do país, e os profissionais desse ramo têm recebido vários cursos em toda região e também no estado”.

Assessoria de Comunicação do SENAR MINAS
www.sistemafaemg.org.br