Logo CNA

Maranhão

Senar e parceiros lançam jovens no mercado de trabalho na principal região do agronegócio maranhense
Formandas aprend

27 de março 2019

Por: Ascom/ SENAR MA

Preparar o jovem para encarar o mercado de trabalho é a principal preocupação do programa de Aprendizagem Rural do Senar. E é com esse intuito que tem avançado essa ação conjunta com diversos parceiros, capacitando jovens de 14 a 24 anos nas áreas administrativas e específicas, a que se propõe cada empresa signatária do Senar. De acordo com a coordenação do programa, o Senar e as empresas parceiras estão cumprindo com as exigências da Lei de Aprendizagem (10.098/2000).

Em Balsas, 36 alunos finalizaram os cursos de auxiliar administrativo, de avicultura de corte e de grãos, recebendo das mãos do superintendente do Senar, Luiz Figueiredo, da coordenadora de Educação e Promoção Social, Yolanda Gomes, do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Balsas, Luiz Carlos Schwimgel, de representantes e do coordenador de RH da empresa SLC, Davi Lourenço de Sousa e equipe - seus certificados. O evento ocorreu na sede do Sindicato.

Os trabalhos de certificação envolveram ainda o corpo técnico da entidade e os instrutores do programa. Além de certificar os concludentes do curso, o momento serviu ainda para a realização da aula inaugural de uma nova turma que funcionará na SLC, envolvendo 15 alunos. Com mais essa turma, alinha-se um total de três turmas de jovens balsenses que futuramente se tornarão profissionais do agronegócio.

“É um espaço que o jovem produtor rural tem que aproveitar, para se capacitar e vislumbrar um futuro promissor”, disse o Coordenador de RH, da empresa SLC Agrícola, Davi Lourenço de Souza, acrescentando que este é um caminho por onde a empresa realiza o seu sonho, que é “impactar gerações futuras”, como bem define o seu lema.

A SLC tem sede em Porto Alegre (PR) e possui 16 unidades em todo o Brasil. No Maranhão, a sua sede fica em Balsas, onde mantém as turmas do programa Aprendizagem Rural na fazenda onde desenvolve as suas ações focadas na produção de soja, milho e algodão.

Parceria

O Senar desenvolve o Programa de Aprendizagem na área rural em 20 estados do Brasil. São 25 cursos, com carga horária aproximada de 800 horas cada um, focando na programação educativa necessária para a área fim das empresas envolvidas. No Maranhão, estão ativas quatro turmas. Além de Balsas, o Senar mantém parceria com empresas sediadas em Açailândia e São José de Ribamar. participantes.

Maria Eduarda Santos Sousa, de 19 anos, é formanda da segunda turma e classificou o Senar como uma entidade parceira do jovem.

“Excelente. Vou fazer a faculdade de Agronomia e trabalhar na área rural. O Senar é uma entidade que ajuda o jovem a despontar para este setor, com segurança e conhecimento”, disse ela.

Para Luís Figueiredo do Senar, o programa Jovem Aprendiz prepara essa mão de obra para as empresas parceiras, principalmente aquelas contribuintes da instituição.

“É muito interessante essa parceria feita aqui em Balsas, com as empresas Notaro e a SLC com a interveniência do nosso Sindicato Rural. Ela tem dado uma resposta muito positiva porque todos os anos está preparando novos jovens para o mercado de trabalho na região sul do Maranhão, que é uma região promissora e precisa oferecer novas oportunidades no campo do agronegócio”, ressaltou ele.