Logo CNA

Piauí

Senar e Embrapa promovem encerramento do Projeto ABC Cerrado

18 de junho 2019

Por: Ascom Sistema FAEPI SENAR-PI

Whats App Image 2019 06 18 at 11 37 16 1

Um Dia de Campo marcou o encerramento do projeto ABC Cerrado no município de Bom Jesus-PI. O evento, na fazenda 3 Irmãos e São Marcos dos proprietários César Marafon e Zaire, respectivamente, teve como tema a tecnologia de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

A atividade reuniu cerca de 100 pessoas, entre produtores rurais e estudantes de ciências agrárias. No primeiro momento houve palestra com pesquisadores da Embrapa, Marcos Teixeira e Monteiro e em seguida os participantes puderam conferir o resultado das técnicas utilizadas no sistema.

Whats App Image 2019 06 18 at 11 37 17 1

O coordenador do Projeto ABC Cerrado no Piauí, Sílvio Brito fez um balanço das atividades e afirma que o resultado foi bastante positivo e agradeceu aos proprietários das fazendas que prontamente se colocaram à disposição para apresentar o trabalho desenvolvido. “Encerramos com o coroamento desta atividade, foi muito produtiva esta parceria com a Embrapa. O Senar promoveu capacitações importantes para a implantação dessas tecnologias sustentáveis”, relata.

Whats App Image 2019 06 18 at 11 37 14 1

O produtor rural Zaire destinou 20 hectares da fazenda para plantação de eucalipto. “É um investimento que requer mais tempo, porém, que resulta na melhoria progressiva da renda”, explica. A Fazenda São Marcos é um exemplo de aplicabilidade de lavoura, pecuária e floresta.

Whats App Image 2019 06 18 at 11 37 15 2

Desenvolvido pelo Senar-PI em parceria com a Embrapa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Banco Mundial, o projeto ABC Cerrado levou aos produtores rurais informações referentes a quatro tecnologias sustentáveis de produção agropecuária de baixa emissão de carbono: ILPF, recuperação de pastagens degradadas, sistema de plantio direto e florestas plantadas. O Programa foi implantado no Estado em 2016 e fechou em 2018 com certa de 870 produtores rurais capacitados pelo Senar Piauí.