Logo CNA

Senar e Croplife Brasil ampliam treinamento para aplicação de defensivos agrícolas
Whats App Image 2021 11 09 at 12 32 40 1

Parceria para capacitação a distância vai atualizar instrutores, produtores e trabalhadores rurais para o uso de defensivos agrícolas

10 de novembro 2021
Por Senar

Brasília (10/11/2021) - Aumentar a oferta de cursos de capacitação profissional para produtores rurais para o uso correto e seguro de defensivos agrícolas. Esse é o objetivo do acordo firmado este ano entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a CropLife Brasil, associação que reúne especialistas, instituições e empresas que atuam na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias na área de insumos agrícolas.

"A parceria busca dar apoio não somente aos produtores rurais, mas também às Administrações Regionais do Senar, com a oferta de curso de atualização técnica dos instrutores, o que é importantíssimo para manter a qualidade das capacitações para o uso cada vez mais eficiente e seguro de defensivos agrícolas”, diz o assessor técnico da Diretoria de Formação Profissional e Promoção Social do Senar, Mateus Tavares.

"A proposta é oferecer formação e conhecimento para que as novas normas e legislações, tanto federais como estaduais, sejam atendidas pelo produtor", afirma Roberto Araújo, líder de Educação e Boas Práticas Agrícolas da CropLife Brasil.

Os treinamentos serão feitos de acordo com as novas legislações no setor agropecuário, como o Decreto 10.833/2021 e a versão atualizada da Norma Regulamentadora 31 (NR 31), que estabelece regras relacionadas à saúde e segurança nas atividades e operações ligadas à agricultura, pecuária, silvicultura e exploração florestal. Entre outros pontos, a nova norma permite o uso de plataformas de ensino a distância (EaD) para a realização de treinamentos, que poderão ser feitos de forma semipresencial.

I nstrutores atualizados

A primeira etapa da cooperação, que começa na segunda quinzena de novembro, permitirá a realização de cursos de nivelamento e atualização para 200 instrutores do Senar em todas as suas administrações regionais, de forma a atualizar conteúdos e potencializar a capacidade de realização de aulas práticas presenciais pelo Senar em todos os estados do Brasil.

O conteúdo dos treinamentos vai abordar, entre outros temas, as formas de exposição direta e indireta aos defensivos agrícolas químicos e biológicos; sinais e sintomas de intoxicação e medidas de primeiros socorros; rotulagem e sinalização de segurança; medidas de higiene durante e após o trabalho; uso, limpeza e manutenção de vestimentas de trabalho e equipamentos de proteção individual; uso correto dos equipamentos de aplicação; tecnologia de aplicação e os cuidados para evitar a deriva; e cuidados para o armazenamento e o transporte de defensivos nas fazendas.

Além dos conhecimentos mínimos exigidos na nova NR 31, o treinamento vai cobrir assuntos de grande interesse, como medidas para evitar resíduos nos alimentos, a conservação do meio ambiente e dos polinizadores, o uso de produtos biológicos e conceitos básicos para o manejo integrado de pragas.

Novas legislações federais e estaduais

A parceria entre CropLife e Senar prevê ainda o desenvolvimento de um curso de Educação a Distância (EaD) para que as alterações da nova NR 31 sejam incorporadas ao trabalho no campo. O curso vai beneficiar inicialmente 30 mil alunos por ano e poderá se expandir conforme a demanda. Disponibilizá-lo no início de 2022, de forma semipresencial, é uma das metas do acordo entre as duas entidades.

Além da NR 31, a capacitação permitirá que o Senar possa atender o Decreto 10.833/21, além de normas específicas do Rio Grande do Sul (RS), Goiás (GO) e Tocantins (TO) sobre boas práticas agrícolas, que passaram a exigir o cadastramento e a capacitação dos aplicadores de defensivos agrícolas. De acordo com o Decreto 10.833/21, o registro e a capacitação de aplicadores de defensivos agrícolas químicos e biológicos tornaram-se obrigatórios em todo o território nacional e o prazo máximo estabelecido é até 31 de dezembro de 2026.

“Com a publicação do Decreto, o governo federal amplia essa política pública e fomenta a criação de uma grande rede de colaboração entre o setor público e privado, para proporcionar educação profissionalizante para aplicadores e agricultores em todo país”, diz Araújo.

A CropLife e o SENAR estão antecipando-se para ampliar a oferta gratuita de treinamentos de qualidade em todas as regiões agrícolas do país, pois em muitas propriedades rurais a falta de qualificação profissional ainda é um problema recorrente. De acordo com o censo do IBGE de 2017, estima-se que existam cerca de dois milhões de aplicadores de defensivos agrícolas no Brasil.

Ainda de acordo com o IBGE, dentre os agricultores, mais de 80% não recebem assistência técnica e quase 80% não completaram o ensino fundamental. Outra pesquisa, realizada pela CropLife Brasil, revela que apenas 25% dos aplicadores passaram por algum tipo de treinamento formal. "A oportunidade de realizar treinamentos com a metodologia de ensino do Senar é uma ação que amplia o acesso à educação profissionalizante e estimula o aprendizado contínuo", diz Mateus Tavares.

A pandemia do novo coronavírus, por sua vez, mostrou que a educação digital de qualidade é fundamental para a transmissão de conhecimento. À medida que a conectividade e os serviços de banda larga de internet forem aumentando nas áreas rurais, a oferta e a procura por cursos de formação a distância devem crescer. "As ferramentas de educação digital são inclusivas e democratizam o acesso dos agricultores às novas tecnologias que são lançadas no mercado", afirma Araújo.

Serviço

Os agricultores e os aplicadores interessados em realizar os treinamentos devem entrar em contato com o Sindicato Rural em sua região ou com as administrações regionais do SENAR no seu Estado ou no Distrito Federal.

Sobre a CropLife Brasil

A CropLife Brasil (CLB) é uma associação que reúne especialistas, instituições e empresas que atuam na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias em quatro áreas essenciais para a produção agrícola sustentável: germoplasma (mudas e sementes), biotecnologia, defensivos químicos e produtos biológicos. Mais informações em: www.croplifebrasil.org .

Sobre o Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, vinculado à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil. Possui como missão realizar a educação profissional, a assistência técnica e atividades de promoção social contribuindo para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e de avanços sociais no campo. Mais informações em: http://ead.senar.org.br .

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas