Logo CNA

SENAR divulga dados da Assistência Técnica e Gerencial durante 3º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio
ATEG

18 de outubro 2018
Por Senar

Brasília (18/10/2018) - O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR possui uma metodologia própria para levar Assistência Técnica e Gerencial para as propriedades rurais brasileiras. Após 26 anos levando desenvolvimento para o campo, o SENAR avalia que as mulheres são bastante atuantes na parte gerencial das propriedades . “Percebemos que as mulheres formam uma parceria com seus maridos. Elas acabam fazendo o controle dos custos envolvidos no processo produtivo, funcionários e investimentos necessários na propriedade. Outra informação importante é que, nas propriedades rurais atendidas pela ATeG do Senar, na cadeia produtiva da bovinocultura de leite, já foram realizadas mais de 120.000 visitas, entre 2015 e 2018. A equipe técnica responsável por realizar as visitas em campo é composta por 661 profissionais, sendo que 20% deles é composta por mulheres, atuando como técnicas de campo”, explica Janete Lacerda de Almeida, Coordenadora de Capacitação da Diretoria de ATeG do SENAR .

Janete Lacerda, do SENAR

Janete Lacerda de Almeida, Coordenadora de Capacitação da Diretoria de ATeG do SENAR

Dados preliminares do Censo Agropecuário 2017 confirmam o que a equipe do SENAR já desconfiava: a participação de mulheres como responsáveis pelos estabelecimentos rurais cresceu no país. De acordo com o Censo 2006, o número de estabelecimentos chefiados somente por mulheres representava 12,7% do total. Hoje, o número cresceu para 18,6%. Quando se soma a participação das mulheres na direção dos estabelecimentos rurais (18,6%) com as mulheres que também administram os estabelecimentos junto aos seus maridos (16,4%), o percentual de dirigentes do sexo feminino no agronegócio chega a 35%.

A análise da atuação das mulheres no setor agropecuário será apresentada no 3º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio , que acontece nos dias 23 e 24 de outubro de 2018, em São Paulo.

No evento, representantes do SENAR participam do painel “Caso de Sucesso na Assistência Técnica e Gerencial”, no dia 23/10. “O SENAR já atendeu 73 milhões de pessoas gratuitamente nos seus 26 anos de existência. A Assistência Técnica e Gerencial do SENAR começou a ser oferecida em 2013 e já contabiliza mais de 60.000 produtores atendidos”, conta a Coordenadora de Capacitação da Diretoria de ATeG do SENAR.

Serviço:

Participação do SENAR no 3º CNMA

23/10 – Terça – às 14h40 – Arena verde
Caso de Sucesso na Assistência Técnica e Gerencial
Janete Lacerda de Almeida, Coordenadora de Capacitação da Diretoria de ATeG do SENAR
Mariana Gilberti Urt, Coordenadora da Unidade Técnica da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – FAMASUL/ SENAR-MS
Silvana Maria Novais Ferreira, Gerente Regional do SENAR Minas.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas