14/07/2020

Senar discute participação dos estados na Rede Agroup

Brasília (14/07/2020) – O Senar Central se reuniu, na terça (14), com as administrações regionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e federações de agricultura e pecuária, por videoconferência, para discutir uma proposta de nacionalização da Rede Agroup, plataforma criada no ano passado pelo Sistema CNA/Senar para desenvolver soluções de inovação tecnológica para o agronegócio.

Foi o segundo encontro para retomar as atividades da rede tecnológica, que agora será virtual por conta da pandemia do coronavírus. Durante a reunião cinco estados apresentaram seus projetos de inovação: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Na reunião, eles apresentaram suas experiências para as unidades federativas que demonstram interesse em fazer parte da rede.

Segundo o coordenador de Inovação do Sistema CNA/Senar, a ideia é construir uma plataforma totalmente online em 2020, para a busca de soluções tecnológicas para o setor agropecuário. Uma das propostas, dentro deste novo formato, é atuar junto com a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar para validar os conceitos de soluções que virão dos ecossistemas de inovação de cada estado.

Além destas soluções, a Rede Agroup também busca parcerias com entidades interessadas em fazer parte do projeto nos estados, para ajudar a criar soluções efetivas para o produtor rural a partir de problemas identificados nas propriedades rurais. Neste contexto, os técnicos da ATeG, que lidam frequentemente com os produtores, ajudarão a mapear estes gargalos.

“O mapeamento destes problemas é o primeiro diferencial da Rede Agroup. Isso vai nos dar subsídios para buscar soluções com startups, empresas de base tecnológica, universidades e institutos de fora do Brasil. E a busca destas soluções precisa ser validada e por isso atuaremos com a assistência técnica e gerencial, com técnicos que têm conhecimento do setor e podem nos ajudar a validar os conceitos de soluções. Este é o segundo diferencial”, explicou Ferreira.

De acordo com o coordenador, há um grande interesse dos estados em fazer parte da rede de inovação. Desta forma, acrescentou, o Sistema CNA/Senar quer desenvolver uma extensa plataforma de inovação como ferramenta online disponível para apresentar para a comunidade de inovação a partir do mapeamento dos problemas do agro e a inclusão de soluções, que serão testadas pela assistência técnica.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Veja também