Logo CNA

Senar discute inovações tecnológicas na pecuária de corte
50376238511 ddf017183c c

Encontro reuniu pesquisador da Embrapa e presidente da IRancho

25 de novembro 2021
Por Senar

Brasília (25/11/2021) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) promoveu, na quinta (25), uma live sobre o tema “Pecuária de Precisão: inovações tecnológicas na Pecuária de Corte”.

A coordenadora da Central de Dados da Diretoria de Assistência Técnica e Gerencial (DATeG) do Senar, Júlia Barros, foi a moderadora do encontro. Os expositores foram o pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, Alberto Bernardi, e o cofundador e presidente da IRancho, Thiago Parente.

“Quando falamos em pecuária de precisão, as pessoas imaginam um robô ou algo de outro mundo, mas é um processo que começa com a informação e existe uma janela de oportunidades”, afirmou Júlia.

Thiago Parente destacou que os principais objetivos são maior rentabilidade e qualidade de vida e explicou os quatro pilares da tecnologia na pecuária de corte: genética, nutrição, manejo e gestão. Na opinião dele, a era da pós-informação será marcada pelo blockchain – rastreabilidade e garantia de origem –, aprendizado de máquina, inteligência artificial e modelos preditivos.

“A hora de começar é agora, pois toda tecnologia tem uma curva de aprendizado e implica em uma mudança cultural”, disse.

O pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste fez uma apresentação sobre fazendas inteligentes com o uso da pecuária de precisão. Conhecidas como “smart farms” são propriedades rurais que usam tecnologias digitais para o gerenciamento, como sensores e equipamentos conectados, Internet das Coisas (IoT), drones, inteligência artificial e robótica.

Alberto Bernardi também apontou as etapas da pecuária de precisão – identificação animal, monitoramento, resultados, interpretação e recomendação e tratamento individual – e revelou as principais profissões emergentes na era digital.

Leia mais sobre o assunto:

Criado o Centro de Pecuária de Precisão

Senar Minas lança curso de Produção na Pecuária de Precisão

Assessoria de Comunicação CNA
Foto: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas