Logo CNA

Senar destaca importância da identificação da margem bruta na atividade rural
A Te G margem bruta

Instituição produziu uma série de vídeos sobre gerenciamento da propriedade rural

30 de julho 2020
Por Senar

Brasília (30/07/2020) – Em um novo vídeo sobre gerenciamento da propriedade rural, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) destaca a importância da identificação da Margem Bruta na atividade agropecuária.

O Senar explica que a Margem Bruta é o resultado da Renda Bruta (venda da produção) obtida na atividade agropecuária menos o Custo Operacional Efetivo (COE), considerando o período analisado de um ano.

“Se a margem bruta for negativa, indica que a atividade está sendo antieconômica. A atividade está sendo inviável no curto, médio e longo prazo. Ou seja, o produtor paga para produzir”, destaca o vídeo.

Já se a Margem Bruta for igual a zero, o produtor precisa ficar alerta. “Apesar de pagar o Custo Operacional Efetivo, a Renda Bruta não paga nenhum dos custos de depreciação, mão de obra familiar e custo de oportunidade. Neste caso, a atividade pode ser inviável no médio prazo”.

Por outro lado, se a Margem Bruta for positiva, a atividade agropecuária é viável no curto prazo. “Ainda assim é importante observar os outros indicadores, como a margem líquida e o lucro.

Assista ao vídeo:

Conheça os outros vídeos da série em:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLpvd_yKjERaf4xHrtG0sx87tWtaFes9TS

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR

Telefone: (61) 2109 1419

flickr.com/photos/canaldoprodutor

cnabrasil.org.br

twitter.com/SistemaCNA

facebook.com/SistemaCNA

instagram.com/SistemaCNA

facebook.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas