Logo CNA

Bahia

Senar desenvolve projeto voltado à saúde dos jovens na Bahia
Despertar1

6 de junho 2019

Por: Sistema Faeb


Além das ações que já desenvolvem o empreendedorismo no campo, a agricultura irrigada e o acesso ao ensino técnico, o Senar Nacional está desenvolvendo mais um projeto, dessa vez, voltado para a saúde de adolescentes que vivem no campo. Na Bahia, assim como em outros estados, está sendo produzido um diagnóstico que servirá de formatação para um guia que vai ser trabalhado pelos instrutores dentro das especificidades de cada região.

Magali Eleutério, assessora técnica do Senar Nacional, ao lado de duas consultoras, estiveram em três cidades do interior da Bahia para conversar com os jovens. A intenção é de levantar temas considerados prioritários nessa etapa da vida.

“Estamos na primeira etapa do desenho do programa. A ideia é de fazer um diagnóstico com os adolescentes para conhecermos as demandas prioritárias. Nós queremos produzir um material que venha do protagonismo deles. Queremos que eles nos digam sobre os seus anseios, sobre temas ligados à sexualidade e saúde mental”, explicou Magali.

Despertar2

Para Jaqueline Érrico, coordenadora de Programas da Promoção Social(PS), o Senar Nacional dá um passo à frente na PS que já realiza programas de Saúde para homens e mulheres rurais e agora atenderá ao jovem rural.

“A equipe que veio fazer o diagnóstico com os jovens de 13 a 18 anos, nos municípios de Porto seguro( Distrito de Vera Cruz), Eunápolis (Escola Técnica- Curso de Agropecuária com a participação dos Jovens do Programa Jovem Aprendiz) e Itapebi ( Distrito de Ventania ) traz uma metodologia que dialoga bastante com o jovem, preparando o ambiente para que eles possam falar sobre a sua saúde, seus anseios, dúvidas e dificuldades do dia a dia, sem preconceitos ou tabus. Parabenizo ao Senar e a minha regional que por iniciativa dos seus presidentes contribuem para mudar a vida do meio rural do Brasil e da Bahia”, disse.

Matérias Relacionadas