Logo CNA

Senar debate os resultados da fruticultura em 2022 e perspectivas futuras
Live fruticulturaedit

Live foi realização na segunda (21) e está disponível no YouTube

22 de novembro 2022
Por Senar

Brasília (22/11/2022) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) realizou, na segunda (21), uma live com o tema “Fruticultura Irrigada: resultados de 2022 e perspectivas futuras”.

O debate virtual apresentou o cenário da fruticultura do polo de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), do oeste da Bahia e do norte de Minas Gerais – maiores regiões produtoras de fruticultura irrigada do país.

A live foi mediada pelo assessor técnico do Senar, Mauro Faria, e contou com a participação do diretor de Fruticultura da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), Márcio Oliveira, do engenheiro agrônomo e analista em Desenvolvimento Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), João Tosta, e da diretora técnica da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte), Hilda Loschi.

Assessor técnico do Senar, Mauro Faria, em sua apresentação Assessor técnico do Senar, Mauro Faria, em sua apresentação

Mauro Faria contextualizou o comportamento do setor nos últimos anos e falou das perspectivas do mercado em 2023. “O custo de produção pode continuar alto no Oeste da Bahia, mas existe uma perspectiva de aumento de produção e queda nos valores de insumos. Os fertilizantes, por exemplo, já começaram a baixar. Por outro lado, temos muita dificuldade com a mão de obra para a fruticultura, como em todo o país, e precisamos de políticas públicas que direcionem as pessoas para o mercado de trabalho”.

Durante a live, João Tosta falou sobre acesso à mercados e fez um balanço de fruticultura irrigada no ano de 2022, especificamente no Vale do São Francisco - polo de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), e destacou as perspectivas futuras. “Somos responsáveis pela exportação de mais de 80% da manga e uva para o exterior e também abastecemos o mercado interno. As perspectivas são de aumento nos próximos anos”, afirmou.

Para atender o setor de fruticultura, o Senar também atua no Projeto AgroNordeste. “Já temos 1.603 propriedades rurais atendidas pela metodologia de assistência técnica. Tivemos uma margem bruta positiva, sendo que no final da safra 2021/2022 tivemos um acréscimo de 21,9% da margem bruta dos produtores rurais atendidos em fruticultura irrigada no AgroNordeste”, disse Mauro Faria.

Hilda Loschi explicou o comportamento da produção da fruticultura no norte de Minas Gerais. “Temos 2.500 fruticultores, com 35 mil hectares de frutas nessa região. A banana prata e nanica, manga e limão são os produtos mais representativos. Ao analisar a série histórica, notamos que a rentabilidade de 2022 foi inferior à rentabilidade média dos anos anteriores, mas temos boas expectativas para o próximo ano”, destacou.

Os especialistas destacaram a importância do desenvolvimento de pesquisas, implementação de tecnologias, inovação e assistência técnica. “O produtor rural pode procurar o Sindicato Rural que atende o seu município e solicitar a assistência técnica e gerencial desenvolvida pelo Senar, onde o foco do nosso trabalho está na melhoria dos indicadores da produção para obtenção de melhor desempenho econômico. Tentamos sempre chegar nesse equilíbrio com o produtor rural”, afirmou Mauro Faria.

A live completa está disponível no Youtube do Sistema CNA/Senar .

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas