Logo CNA

SENAR de Santa Catarina oferece, em setembro, 337 cursos gratuitos para produtores rurais do Estado

Objetivo é realizar a educação profissional contribuindo para um cenário de desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e de avanços sociais no campo

4 de setembro 2018
Por Senar

Com o objetivo de realizar a educação profissional contribuindo para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e de avanços sociais no campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), promove mensalmente cursos gratuitos aos produtores e trabalhadores rurais catarinenses.

Os treinamentos abrangem diferentes cadeias produtivas em todo o território de Santa Catarina. No mês de setembro serão 337 cursos que beneficiarão aproximadamente 5.392 profissionais do meio rural. Para participar os produtores devem procurar o Sindicato Rural de seu município e informar o curso de interesse. As capacitações estão disponíveis no site do SENAR/SC (www.senar.com.br) com especificação de carga horária, local e data de realização.

Veja a Agenda de CURSOS DO SENAR/SC

Para a região Norte está programado o programa sorrindo no campo no dia 03 em Papanduva. Nos dias 05 e 06 o treinamento em aumento da produtividade do mel será realizado em Canoinhas. A capacitação em fruticultura – manejo do pomar ocorrerá em Três Barras nos dias 10 e 11. O município de Barra Velha receberá nos dias 19 e 20 a qualificação em culinária de peixes e frutos do mar. Nos dias 24 e 25 será promovido em Campo Alegre o curso de turismo rural – planejamento e implantação de negócios. Nos dias 25 e 26 a capacitação em meliponicultura será oferecida em Corupá.

No Vale do Itajaí ocorrerá o treinamento em emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural no dia 03 em Nova Trento. De 11 a 13 o município de Petrolândia terá a qualificação em processamento de carne suína. O curso de operação e manutenção de tratores e implementos agrícolas será promovido no período de 17 a 19 em Chapadão do Lageado. Nos dias 20 e 21 o município de Leoberto Leal terá a capacitação em boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias. Rio do Oeste terá o treinamento em plano de negócios da propriedade rural nos dias 25 e 26.

Para a região Sul está prevista a qualificação em floricultura nos dias 10 e 11 em Braço do Norte. Nos dias 11 e 12 o município de Antônio Carlos terá o curso de olericultura orgânica. A capacitação em turismo rural – acolhida no meio rural ocorrerá em Siderópolis nos dias 12 e 13. O treinamento em derivados de leite será promovido em Rio Fortuna nos dias 17 e 18. Em Balneário Gaivota terá a qualificação em processamento de carne de frango nos dias 25 e 26. O município de Anitápolis receberá no período de 25 a 28 o treinamento em artesanato de bordado.

Na Serra Catarinense o município de Bom Retiro contará no período de 04 a 06 com a capacitação de artesanato em couro. Nos dias 11 e 12 o curso de primeiros socorros será realizado em Urupema. A qualificação em fruticultura – manejo do pomar ocorrerá nos dias 17 e 18 em Otacílio Costa. O município de Painel terá no período de 17 a 21 o curso de artesanato de crochê e tricô. Nos dias 24 e 25 São Joaquim receberá a capacitação em tecnologia de aplicação de agrotóxicos. O treinamento em bordado com patchcolagem será em Capão Alto de 25 a 27.

No Meio Oeste será desenvolvido nos dias 04 e 05 o curso de processamento de carne de frango em Treze Tílias. No dia 10 Campos Novos terá a qualificação em fluxo de caixa da atividade rural. O município de Água Doce receberá no período de 10 a 13 o treinamento em inseminação artificial em bovinos. As capacitações em comercialização na propriedade rural e jardineiro ocorrerão, respectivamente, nos dias 18 e 19 em Caçador e Lebon Régis. Nos dias 19 e 20 o curso de confeitaria será promovido em Videira.

Entre os treinamentos da região Oeste está previsto o de emissão de guias de trânsito animal (e-GTA) e de origem de produtos vegetais (e-Origem) no dia 03 em Marema. No mesmo dia ocorre em Abelardo Luz a capacitação em proteção de nascentes. O município de Ipumirim terá o treinamento em inclusão digital rural – informática básica 2. Nos dias 17 e 18 a qualificação em instalação e manutenção de redes elétricas será realizada em Seara. O treinamento em produção caseira de pães e biscoitos ocorrerá em Ipuaçú no período de 25 a 27. O município de Ouro Verde terá a capacitação em boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias nos dias 27 e 28.

No Extremo Oeste ocorrerá a qualificação em melhoramento genético de raças leiteiras em Itapiranga no dia 04. No município de Águas Frias será promovido nos dias 04 e 05 o curso de conservas de frutas, hortaliças e temperos. Nos dias 18 e 19 Palma Sola terá o treinamento em aumento da produtividade do mel. A capacitação em operação e manutenção de colheitadeiras e automotrizes será promovida de 24 a 26 em Cunha Porã. Nos dias 25 e 26 ocorre em São Bernardino o curso de produção caseira de massas para congelamento.

Assessoria de Comunicação Sistema FAESC/SENAR

Matérias Relacionadas