Logo CNA

SENAR de Mato Grosso realiza maratona de treinamentos em maio
20042016122555web 0 929286002015150611891

Serão 732 treinamentos no Estado. Desse total, 109 eventos educacionais estão programados só para a Regional de Querência

25 de abril 2016
Por Senar

Neste mês do trabalhador, o mês de maio, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR/MT), em parceria com os Sindicatos Rurais, realiza 732 treinamentos em todo o Estado. Desse total, 109 eventos educacionais estão programados só para a Regional de Querência, que abrange nove municípios (Água Boa, Campinápolis, Canarana, Cocalinho, Gaúcha do Norte, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Querência e Ribeirão Cascalheira).

A região tem como base econômica a agricultura, em especial soja e milho. Mas de acordo com o supervisor do escritório Regional de Querência, Klebler Muller, a região vem diversificando sua produção. "Por ter esta característica temos uma demanda muito diversificada de treinamentos. Além dos cursos para a cadeia produtiva da soja e milho, agora também está em pleno desenvolvimento a cadeia produtiva da bovinocultura de corte, de leite e silvicultura", destaca.

Um dos cursos programados para maio é o treinamento de 40 horas de Manutenção de tratores agrícolas, que será realizado de 02 a 06 de maio na Fazenda Malú, do Grupo Bom Futuro, Ribeirão Cascalheira. O mesmo treinamento também será realizado no período de 23 a 27 de maio na Fazenda Rio Suiá, em Querência.

Ainda estão previstos treinamentos de Olericultura básica, em Canarana; Operação de pá carregadeira em Campinápolis; Manutenção e operação de colheitadeira de algodão na Fazenda Tanguro (Agropecuária Maggi); Operação e manutenção de ordenhadeira mecânica para bovinos, no Projeto de Assentamento Santa Célia, em Campinápolis; Operação de tratores agrícolas na Fazenda São João, em Gaúcha do Norte; Operação e regulagem de implementos agrícolas para plantio e controle fitossanitário, na Fazenda Relú também em Gaúcha do Norte, entre outros.

A programação de treinamentos do SENAR/MT na regional incluiu dois treinamentos de Tecnologia de precisão em máquinas agrícolas, um na Fazenda Pioneira, em Querência e outro na Fazenda Araguari, em Gaúcha do Norte. Ambos os cursos ocorrem entre 23 e 27 de maio. Serão realizados três cursos de Primeiros socorros na região. Um na Fazenda Botuverá, em Gaúcha do Norte, outros dois na Associação Equestre de Canarana.

A Regional de Querência ainda será contemplada no mês de maio com os programas Cine SENAR e Mutirão Rural. O cinema itinerante será realizado no dia 20 de maio na quadra poliesportiva Nequinha, em Ribeirão Cascalheira. O Mutirão Rural será realizado no PA Coutinho União, no município de Querência (23/05), na comunidade rural, Novo Paraiso, em Ribeirão Cascalheira (24/05), Serra Dourada, em Canarana (25/05), Agropecuária Água Preta, em Cocalinho (27/05) e no PA Santa Célia, em Campinápolis (28/05).

Todos os cursos são gratuitos para os participantes e visam a capacitação da mão da obra que já atuam ou pretendem atuar no campo. A programação está a cargo do parceiro e pode sofrer alterações conforme sua necessidade.

Assessoria de Comunicação do SENAR/MT
www.sistemafamato.org.br

Matérias Relacionadas