Logo CNA

Senar celebra 110 anos do ensino técnico em sessão no Senado
IMG 6546

Instituição oferece cursos voltados para o fortalecimento da gestão rural

19 de novembro 2019
Por Senar

Brasília (19/11/2019) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) participou da sessão solene em comemoração aos 110 anos do ensino técnico e profissionalizante no Brasil, na segunda (18), no Senado Federal. A solenidade foi presidida pelo senador Paulo Paim (PT- RS).

O diretor de Inovação e Conhecimento do Senar, Luis Tadeu Prudente Santos, destacou o compromisso da instituição para fortalecer o ensino técnico. “A cada ano, o Senar busca ampliar o portfólio de ações para a formação de técnicos que contribuam para o desenvolvimento da agropecuária brasileira”, declarou.

Ele lembrou que o Senar também tem atuado na oferta de cursos técnicos nos últimos anos. O primeiro foi em 2013, em florestas, no Tocantins. No ano seguinte, a instituição passou a oferecer o curso técnico em Agronegócio na modalidade semipresencial para a formação de profissionais focados na gestão da propriedade.

o diretor de Inovação e Conhecimento do Senar, Luis Tadeu

o diretor de Inovação e Conhecimento do Senar, Luis Tadeu

“O setor produtivo rural já demonstrava muita eficiência na produção, mas enfrentava dificuldades na área de gestão. O curso técnico em Agronegócio surgiu para suprir essa lacuna na parte de gerenciamento das propriedades rurais”, destacou o diretor.

O curso técnico em Agronegócio tem duração de dois anos e está presente em 160 polos de ensino de apoio presencial distribuídos nas cinco regiões brasileiras. Ao todo já foram mais de 16 mil alunos matriculados, desse total aproximadamente 4 mil já concluíram o curso.

Para ampliar a forma de atuação, o diretor explicou que o Senar também investiu na construção dois centos de excelência: Fruticultura, em Juazeiro (BA) e Bovinocultura de Corte, em Campo Grande (MS), onde são oferecidos cursos técnicos presenciais de nível médio para a formação de mão de obra especializada para essas cadeias produtivas.

Durante a sessão solene, Tadeu anunciou que em 2020 está previsto o início da construção de mais dois centros de excelência: Cafeicultura, em Varginha (MG), e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, em Tangará da Serra (MT).

Para obter mais informações sobre a formação técnica do Senar, acesse: https://www.cnabrasil.org.br/s ...

Nos 27 anos de atuação, o Senar já atendeu, gratuitamente, mais de 76 milhões de pessoas do meio rural com ações de promoção social, formação profissional rural, formação técnica e assistência técnica e gerencial.

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas