Logo CNA

Ceara

Senar Ceará capacita produtores em doma de novilhas para ordenha
B3d5ca32 7116 402c 9e5b 8a93eae19136

Esta é a primeira vez que o curso é realizado no estado

12 de abril 2024

Por: Senar Ceará

Fonte: Senar Ceará

Na busca por soluções que impulsionem a pecuária leiteira cearense, o Senar Ceará promoveu, de 8 a 12 de abril, o primeiro “curso de doma racional de novilhas para ordenha” já realizado no Estado. Sob a orientação da zootecnista Pérsia Rocha, instrutora do Senar de Minas Gerais e referência nacional em manejo de bovinos, 12 instrutores do Senar Ceará foram capacitados. O treinamento, com duração de 40 horas/aula, teve como sede a Fazenda Boisa, em Caucaia.

”Esse curso foi uma demanda dos produtores que recebemos por meio dos sindicatos rurais. Nossa expectativa é de que, em breve, os nossos instrutores estejam realizando esse curso em todas as regiões do Ceará”, diz Kelly Claudio, diretora técnica do Senar Ceará.

Os benefícios da doma de novilhas para ordenha incluem o aumento da produtividade e da qualidade do leite, a redução de custos ao produtor, maior segurança e bem-estar tanto para os trabalhadores quanto para os animais. “O animal estressado produz menos e a imunidade cai”, diz a instrutora.

“Esse curso facilita a vida do produtor rural, uma vez que as novilhas não domadas apresentam muita dificuldade para entrar na sala de ordenha”, diz Pérsia Rocha. “Além disso, facilita a lactação, reduz o uso de ocitocina (hormônio responsável pela ejeção do leite), que pode ser transmissor de doenças, e reduz custos ao produtor.”

Há três anos no Senar de Minas Gerais, Pérsia Rocha destaca sua missão de proporcionar melhores condições de vida para aqueles que dão a vida para nos fazer viver. “No Senar a gente ensina a fazer, fazendo”, diz.