Logo CNA

Senar capacita técnicos em captação de água de chuva
Whats App Image 2019 05 28 at 15 10 53

Treinamento aconteceu na Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas (MG)

29 de maio 2019
Por Senar

Brasília (29/05/2019) – A Assistência Técnica e Gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) capacitou, na terça (28) e na quarta (29), técnicos de campo e supervisores das Administrações Regionais de Minas Gerais, Bahia e Goiás em captação de águas de chuva pelo sistema barraginhas.

O curso aconteceu em Sete Lagoas (MG) na Embrapa Milho e Sorgo e a ideia é preparar os profissionais para serem multiplicadores da técnica nos respectivos estados.

Pesquisador Luciano Cordoval, da Embrapa, ministra o treinamento.

Pesquisador Luciano Cordoval, da Embrapa, ministra o treinamento.

O objetivo da implantação do sistema barraginhas é colher a água das enxurradas, proporcionando infiltração rápida entre uma chuva e outra e garantindo ao produtor uma pastagem mais verde e água para plantação e trato dos animais. O pesquisador da Embrapa e criador do Sistema, Luciano Cordoval, é quem ministra o treinamento.

“A Assistência Técnica e Gerencial do Senar se preocupa não só com a produtividade da atividade desenvolvida, mas também com a sustentabilidade, com a preservação e conservação dos recursos hídricos e do solo. Como o Luciano fala, aprendemos a produzir água e isso, não tem preço”, afirmou Jessica Neri, assessora da Diretoria de Assistência Técnica e Gerencial do Senar que acompanha o treinamento.

"O sistema barraginhas já mudou a realidade de centenas de pessoas, com a parceria com o SENAR o que queremos é que essa tecnologia seja multiplicada e alcance ainda mais produtores rurais”, destacou Antônio Álvaro Purcino, chefe geral da Embrapa Milho e Sorgo.

Durante a capacitação, os técnicos visitaram uma propriedade que utiliza barraginhas há 21 anos. O produtor João Roberto Moreira, que é pecuarista de leite, afirmou que havia muita enxurrada na fazenda e as barraginhas corrigiram o problema.

"Às vezes o leite não aumenta, mas aumenta a facilidade de água para levar até o curral. Depois das barraginhas a água vem por gravidade e o pasto fica mais verde e economizo também com o trato dos animais.”

As barraginhas são pequenas bacias escavadas que se carregam e descarregam de três a seis vezes durante a estação chuvosa no semiárido e de oito a 12 vezes no sub-úmido, ocupando o espaço poroso do solo, reforçando o lençol freático e funcionando como uma caixa d'água natural.

“É água de graça para o produtor. Os resultados ele percebe rápido no bolso, porque com o passar dos anos a água que vai acumulando e a pastagem dele crescendo, gastando menos tempo no trato com o gado, abastecendo os bebedouros e podendo desenvolver outras atividades como horta, piscicultura. Com as barraginhas, além de se tornar um empreendedor, vira exemplo para outros produtores da região”, destacou Luciano Cordoval.

Segundo ele, o sistema de barraginhas pode ser implantado em qualquer terreno e região porque a matéria prima delas é a chuva.

“O sistema melhora a autossuficiência de água nas propriedades. Essa água estaria assoreando rios, no entanto, é direcionada para essas barragens onde o produtor pode utilizá-la para sua atividade,” frisou Ricardo Cunha, coordenador de projetos do Senar Bahia que participou do treinamento.

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Jessica Neri
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte