Logo CNA

Tocantins

SENAR capacita produtores rurais no curso Recuperação de Nascentes em Barrolândia
1010101

SENAR capacita produtores rurais no curso Recuperação de Nascentes no município de Barrolândia

21 de maio 2021

Por: ASCOM SISTEMA/FAET/SENAR/TOCANTINS

O Brasil tem centenas de milhares de nascentes, elas estão por toda parte. A água que brota de lençóis subterrâneos em nascentes pode garantir o abastecimento de qualidade para atender às necessidades do campo e da cidade. Uma riqueza única da biodiversidade brasileira. Mas ela precisa de cuidado. Preocupados com o meio ambiente e a sua preservação, o SENAR, em parceria com o Sindicato Rural de Barrolândia e a prefeitura do município, realizaram o curso de Recuperação e Proteção de Nascentes em duas propriedades rurais da região: Sitio Canaã e Fazenda São Jorge.

O Curso faz parte de um projeto de recuperação de nascentes de propriedades rurais. A meta é recuperar e proteger mananciais para a vasão e impedir a escassez de água na região. Para o instrutor, James de Oliveira Lages, a água é o produto mais precioso para a humanidade, que sem o cuidado devido pode faltar. “No trabalho de recuperação de nascentes, além do ganho que temos em conseguir que o produtor tenha uma água de melhor qualidade com a melhora do ponto de captação, também protegemos a nascente contra contaminação e assoreamento. Mas o maior ganho é despertar nesses alunos a consciência ambiental e ver nos olhos deles, ao final do curso, a satisfação de terem efetivamente feito algo pelo meio ambiente”, avalia.

Para agricultora, Vayrene Milhomem da Silva, o curso foi bastante produtivo e permitiu que práticas sustentáveis fossem percebidas de imediato. “Entre o que nos foi ensinado, destaco o processo de desassoreamento das nascentes, que é fundamental para a proteção dos recursos hídricos. É fascinante aprender a cuidar e ver a água brotando de nascentes antes comprometidas. Na nossa região temos muitos problemas com a falta de água no verão e fazer este curso é a certeza de que podemos fazer algo pra resolver essa deficiência”, concluiu.

Danara Goetten

DCom. Sistema Faet/Senar