Logo CNA

SENAR capacita mais de 200 pessoas na Semana do Produtor Rural de Florestal
20160715115010 fileid florestal frango interna 0 910260002015150611281

Foram realizadas 19 capacitações em parceria com a Universidade Federal de Viçosa

15 de julho 2016
Por Senar

Mais de 200 participantes foram capacitados nos 19 cursos oferecidos pelo SENAR Minas durante a 47ª Semana do Produtor Rural, promovida pela Diretoria de Extensão e Cultura (Cedaf) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Florestal. “Às vezes nem conseguimos separar a Universidade do SENAR devido à tamanha harmonia e parceria que temos. Nossa relação é a de um casamento que deu certo”, compara Adilson de Castro Antônio, diretor da Cedaf.

Sucesso absoluto de público, todos os cursos oferecidos tiveram as vagas esgotadas antes do fim do prazo para as inscrições. “As vagas para os cursos de Embutidos e Defumados acabaram em meia hora”, cita o diretor. O empresário Edson Francisco Pedroso foi um dos “contemplados” com uma vaga para o curso de Defumador de Carnes e Pescados - Carne de Frango.

Proprietário de um empório, ele conta que foi a vontade de oferecer novos produtos aos seus clientes que o motivou a percorrer 375 km de Ipatinga a Florestal. “Minha intenção é agregar valor ao meu empreendimento, que hoje comercializa carnes para churrasco, cortes especiais, cervejas artesanais e vinhos importados.” A produção dos defumados deve começar dentro de um mês, prazo necessário para realizar alguns ajustes na área que fica atrás da loja e que irá receber o defumador. “Vou começar com um de tambor, mas meu objetivo é ter um de alvenaria”, planeja o comerciante.

Animado, Pedroso acredita que os novos produtos terão boa aceitação entre a clientela. “Estou bem otimista porque o curso não apenas me trouxe condições como também me deu segurança no que quero fazer.”

O grupo de 13 participantes foi capacitado pelo técnico em agropecuária Júlio César Magalhães Fernandes e sai apto a produzir linguiça fresca, linguiça defumada, hambúrguer, nuggets, empanados, frango desossado, nas versões aberta e fechada, cortes defumados e frango defumado. “Este mercado consumidor é bastante exigente, mas acredito que se os alunos fabricarem os produtos utilizando as técnicas aprendidas no treinamento, as chances de sucesso serão grandes”, avalia o instrutor.

Quanto mais, melhor

Participante pelo quarto ano consecutivo, a professora aposentada Vilma Maria Campelo Costa divide seu tempo entre a residência em Belo Horizonte e o sítio em Sete Lagoas. Acompanhada do marido, Jair Roberto Pontelo, ela fala que o curso de Trabalhador Agrícola na Fruticultura Convencional chega para complementar o conteúdo que estudou no ano passado no treinamento de Plantas Ornamentais, também promovido pelo SENAR Minas. “Assim que saímos daqui já começamos a produzir mudas de rosas e foi um sucesso. Vendemos algumas e outras reservamos para presentear os amigos.”

Nesse ano, a intenção foi aprender a fazer mudas de jabuticaba, goiaba e laranja. “A ideia é vender essas mudas, afinal estamos aposentados e ganhar um dinheirinho não é nada mal”, fala, de forma descontraída. Em 32 horas de curso, Vilma também recebeu lições sobre planejamento da produção, escolha de área, amostragem de solo, preparo das covas e sulcos para plantio, plantio das mudas, tratos culturais, colheita e pós-colheita. “O curso é excelente e no que depender de mim ano que vem estarei de volta para aprender mais.”

Segundo o engenheiro agrônomo e instrutor do treinamento Antônio Cézar Pereira Calil, considerando que a mão de obra na fruticultura é mais especializada, as oportunidades de empregabilidade se ampliam e dão lugar também ao empreendedorismo. “Esta é mais uma oportunidade que o SENAR Minas oferece em parceria com a Universidade para melhorar a qualidade da nossa mão de obra rural e fortalecer o agronegócio brasileiro”, destaca o também diretor-geral do Campus UFV Florestal.

Dias de Campo

A novidade da 47ª edição foram os Dias de Campo, que tiveram como temas o tomate e o milho. Coordenado por Adilson Antônio, o Dia de Campo Tomateiro é resultado de um trabalho de pesquisa de dez anos que apresentou aos produtores novas técnicas para aumentar a eficiência produtiva do fruto. Já o Dia de Campo Milho foi promovido por iniciativa dos alunos da Universidade que integram a Empresa Júnior de Agronomia - Consultec Jr.

“Em minha avaliação, esta proposta trouxe ainda mais brilhantismo para a Semana do Produtor Rural. Para o próximo ano, nossa intenção é realizar mais Dias de Campo como forma de aprofundar o conhecimento dos cursistas e mostrar a eles alguns resultados na prática”, adianta o diretor da Cedaf.

O evento contou ainda com tenda para aferição de pressão, oficinas, atividades e shows culturais, aula de dança, exposição de animais peçonhentos, da flora e fauna da região, gastronomia típica e exposição de artesanatos.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas