Logo CNA

Senar capacita instrutores em tecnologias de irrigação
Instrutores Abre

Treinamento no RS focou em alternativas de redução no custo com energia elétrica e em pivô central

22 de agosto 2019
Por Senar

Brasília (22/08/2019) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) capacitou esta semana instrutores do Programa de Agricultura Irrigada em tecnologias de irrigação que reduzem o custo do produtor rural com energia. O curso faz parte das ações de qualificação continuada dos profissionais que atuam no programa e foi promovido em parceria com a empresa Fockink em Panambi (RS).

Técnicos da empresa mostram sistema de geração de energia com os painéis solares.

Técnicos da empresa mostram sistema de geração de energia com os painéis solares.

"O programa oferece capacitação em gestão e manejo da água nos diferentes sistemas de irrigação e nessa capacitação os instrutores aprenderam sobre telemetria, irrigação de precisão e energia fotovoltaica”, afirmou o coordenador do programa no Senar, Rafael Costa.

“Esses painéis fotovoltaicos captam a energia do sol que é utilizada em uma usina localizada na propriedade para acionar o pivô central e o bombeamento da água. Essa tecnologia reduz o custo de energia em torno de 30 a 40%", destacou.

Segundo Costa, com a telemetria o produtor liga o pivô e sabe quanto está gerando de energia através do celular. "O sistema é acionado principalmente em épocas em que a cultura mais necessita de irrigação, como enchimento de grãos. O produtor liga também quando a energia da rede está com a tarifa mais cara, então durante o dia usa a gerada pela fotovoltaica para economizar."

Instrutores durante treinamento com pivô central.

Instrutores durante treinamento com pivô central.

O pivô central é usado principalmente em culturas como soja, feijão, milho, aveia, pastagem e frutas como banana e mamão. O treinamento na Fockink foi um piloto para os instrutores conhecerem as tecnologias que a empresa oferece.

"O programa de irrigação que o produtor faz tem um módulo sobre pivô e gestão de energia elétrica por isso é importante os instrutores conhecerem todos os conceitos e tecnologias envolvidas seja de energia elétrica ou alternativas de fontes renováveis", ressaltou.

O Senar capacitou instrutores de Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e Rio Grande do Sul. Os profissionais são responsáveis por capacitar produtores irrigantes das principais culturas agrícolas pelo Programa Agricultura Irrigada que a entidade oferece nos estados.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte