Logo CNA

Bahia

Senar Bahia investe em formação de jovens em Riachão das Neves
Barreiras vale foto2

Encerramento do curso aconteceu na quarta (18)

18 de janeiro 2023

Por: Sistema Faeb/Senar

Fonte: Sistema Faeb/Senar

Uma cerimônia realizada hoje, 18, no povoado de São José, no município de Riachão das Neves marcou a conclusão da 1ª turma do Programa de Aprendizagem Rural do Senar Bahia, no curso de Supervisão em Exploração Agrícola. Vinte jovens foram certificados após dez meses de participação no programa, com 800 horas de carga horária, entre atividades teóricas e práticas. A ação aconteceu com a parceria do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB) e do Distrito de Nupeba e Riacho Grande (DNR).

Barreiras foto1

O diretor regional da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), Moisés Schmidt, fez a abertura do evento, parabenizando os jovens que finalizaram a formação de aprendizagem rural. “Nós apostamos em programas que transformam e preparam a mão de obra para atuar no setor agropecuário que, consequentemente, transforma a vida de tantas pessoas”.

Barreiras foto22

O presidente do SPRB, David Schmidt, também esteve presente na solenidade e ressaltou as experiências positivas obtidas com o programa, em São José. “Agradeço aqui o envolvimento dos jovens, que foi fundamental para o sucesso dessa exitosa ação aqui em nossa região”. A cerimônia foi finalizada pela vice-presidente da FAEB, Carminha Missio, no fim da manhã.

Também estiveram presentes na cerimônia representantes das empresas parceira Irmãos Gatto, JH Sementes, Grupo Schmidt, Sérios Agropecuária, U-Bahia e Uemura, além instituições e empresas parceiras do Programa, como a Grande Oeste, convidados e líderes nacionais e internacionais da Cargill.

O Jovem Aprendiz do Senar Bahia na região iniciou no ano de 2022 com uma turma Piloto, gerando resultados positivos. Para 2023, duas novas turmas serão ofertadas.

Barreiras foto2

Agro Jovem Bahia – No mesmo dia, no período da tarde, aconteceu no povoado a abertura oficial da turma do Agro Jovem Bahia, com a participação de 50 jovens, com idades entre 18 e 29 anos, com objetivo de fortalecer o protagonismo juvenil, capacitando e incentivando o empreendedorismo e geração de emprego e renda no distrito.

Barreiras sala de aula foto1

Durante as ações do programa, os jovens terão aula sobre agronegócio e o potencial local; empreendedorismo com ênfase em novos modelos de empreender; cooperativismo e associativismo; inovação, tecnologia e sustentabilidade no agro; estratégia de marketing e de comercialização de produtos agropecuário; negócios por aplicativos móveis; além de treinamentos e mentorias para a elaboração de um plano de negócio.

Barreiras sala de aula foto5 aula2

Matérias Relacionadas