Logo CNA

Bahia

Senar Bahia avança na oferta de Formação Profissional no Oeste através do Programa Jovem Aprendiz
IMG 20190207 WA0043

Duas turmas são certificadas e outras duas de Aprendizagem em Supervisão Agrícola são iniciadas em Barreiras

12 de fevereiro 2019

Por: ASCOM Sistema FAEB

Mais 52 jovens concluíram o curso de Aprendizagem em Supervisão, através do Programa Jovem Aprendiz, do Senar Bahia, e receberam os certificados em Barreiras, no Oeste do estado. Eles foram contratados por 32 empresas/produtores rurais parceiros do programa, garantindo a primeira experiência no mercado de trabalho, com carteira assinada. A contratação é temporária, mas além de proporcionar aos jovens a vivência do cotidiano dos negócios rurais, muitos deles são efetivados no quadro de funcionários ao final do curso, como Victor Souza, que foi efetivado com Monitor Agrícola na semana passada. ( Clique aqui e saiba mais )

Os jovens eram de duas turmas que foram iniciadas em abril do ano passado. Jeferson Rosa foi um dos concluintes. “É uma experiência brilhante! O Senar é diferenciado, me trouxe dignidade, uma perspectiva de ensino aprendizagem que me leva às palavras do filósofo francês René Descartes ‘penso logo existo’ ”, disse, empolgado.

O curso possui carga horária de 800 horas, sendo 400 de aulas teóricas (unidades curriculares básicas e específicas) e as outras 400 horas de ensinamentos práticos, realizadas simultaneamente na Fazenda Modelo Paulo Mizote.

Senar Bahia avança na oferta de Formação Profissional no Oeste através do Programa Jovem Aprendiz

Novas turmas - Outros 71 jovens, também de Barreiras, deram início à jornada no programa. Eles foram contratados por 28 empresas/produtores rurais da região e integrados em mais duas turmas do curso Aprendizagem em Supervisão Agrícola. O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, Moisés Schmidt, afirmou que os conteúdos trabalhados no curso são indispensáveis para profissionais do agronegócio na região. “Tenho certeza que a cada dia teremos profissionais muito mais qualificados na área rural. Há uma máxima popular bem interessante que diz: antes quem não estudava ia para a roça, hoje que não estuda não vai para a roça”, pontuou.

Em Luís Eduardo Magalhães (LEM), também foi iniciada mais turma do Jovem Aprendiz, a segunda em Auxiliar Administrativo e Financeiro. No total, 32 jovens (de 18 a 23 anos) comprovadamente matriculados e frequentando a escola (caso não tenham concluído o Ensino Médio), apresentaram-se na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de LEM, acompanhados pelos responsáveis dos RH’s dos grupos empresarias contratantes Agronol, Castilhos e SLAC Agrícola. A elaboração do Programa de Aprendizagem voltado para esse curso é piloto na regional Bahia e se baseia na necessidade de qualificação profissional demandada pelas empresas contratantes da região Oeste.

Na oportunidade, Deisienne Santos, que já foi jovem aprendiz e depois foi contratada ao fim do curso, falou sobre a sua experiência, destacando o amadurecimento pessoal e profissional que a fez ser efetivada, dando seguimento, assim, ao seu já traçado plano de permanecer trabalhando no segmento rural.

O presidente dos Produtores Rurais de LEM, Cícero José, e a vice-presidente da FAEB, Carminha Missio, deram as boas-vindas aos participantes, alertando-os para as oportunidades no agronegócio para mão-de-obra qualificada. “É preciso estudo, dedicação e foco”, concluiu Cícero.

Matérias Relacionadas