Logo CNA

Senar avalia resultados do Projeto FIP Paisagens Rurais no Maranhão
Whats App Image 2023 03 22 at 09 06 21 1

Técnicos da Assistência Técnica visitam propriedades nos municípios de Presidente Dutra e Tuntum

23 de março 2023
Por Senar

Brasília (23/03/2023) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) visitou, nos dias 21 e 22, propriedades rurais atendidas pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), por meio do projeto FIP Paisagens Rurais, nos municípios de Presidente Dutra e Tuntum, no Maranhão.

“São visitas de suporte e monitoramento in loco. Buscamos verificar os resultados obtidos nas propriedades a partir do projeto e o valor que eles geram para o produtor rural”, afirmou a coordenadora do projeto do Senar, Bárbara Silva.

Os técnicos visitaram quatro propriedades em diferentes fases do projeto, como a Fazenda MB, da produtora Maria Brito. Ela produz gado para corte, suinocultura e planta milho no sistema Integração Lavoura-Pecuária.

“Estamos fazendo a divisão da pastagem em piquetes menores para aumentar a lotação de animais”, explica Maria, que tem 600 hectares de pastagens e 200 hectares de vegetação nativa na propriedade.

Visita à Fazenda MB, da produtora Maria Brito.

O técnico de campo Nilo Oliveira explicou que foi realizada a correção do solo, além do plantio do milho associado com a braquiária ruziziensis.

“O milho agrega renda à propriedade com a espiga na alimentação dos animais no período da seca. Já a braquiária tem a função de transformar a área produtiva durante todo o ano. Também orientamos a produtora a fazer uso eficiente de herbicidas e uso de produtos biológicos para controle da cigarrinha das pastagens”.

A coordenadora do Paisagens Rurais ressaltou que o projeto atendeu mais de 450 propriedades de bovinocultura de leite e corte na região, sendo a maioria de pequenos e médios produtores rurais, sendo que 25,5% são mulheres.

Segundo Bárbara, as propriedades visitadas apresentaram resultados significativos para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental com geração de renda, produtividade e conservação ambiental das áreas de floresta.

“São mais de 10 mil hectares recuperados com ABC e temos estratégias de conservação e recuperação da vegetação nativa com alternativas de renda como, por exemplo, com uso de caixas de apicultura”.

O projeto FIP Paisagens Rurais é uma parceria do Senar com o Serviço Florestal Brasileiro, Ministério da Agricultura, Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e Embrapa. Para mais informações, acesse: https://cnabrasil.org.br/projetos-e-programas/paisagens-rurais

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas