Logo CNA

SENAR atualiza instrutores nas tecnologias ABC
Img 0948 0 529763002015150611451

Profissionais de quatro estados participam de treinamento esta semana com foco nas tecnologias de baixo carbono do Projeto ABC Cerrado

27 de junho 2016
Por Senar

Mudar a atitude e o comportamento do produtor diante das tecnologias de agricultura de baixa emissão de carbono (ABC) para produzir mais e melhor, protegendo o meio ambiente, é o desafio dos instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) que atuam nas capacitações do Projeto ABC Cerrado. Para isso, profissionais de quatro dos oito estados que compõe o projeto: Piauí, Distrito Federal, Bahia e Minas Gerais participam esta semana, em Brasília, de uma atualização nas quatro tecnologias atendidas pelo ABC (Sistema Plantio Direto, Recuperação de Pastagens Degradadas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e Florestas Plantadas). O ABC Cerrado é promovido pelo SENAR em parceria com a Embrapa, Ministério da Agricultura (MAPA) e com recursos do Banco Mundial.

“O SENAR procura sempre aperfeiçoar o conhecimento dos instrutores para levarem conteúdos atuais aos produtores. Esta semana, participam os profissionais dos estados que não estão incluídos no componente de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e vão oferecer aos produtores apenas as capacitações, a exceção de Minas Gerais que participa dessa atualização também”, explica o coordenador do Projeto ABC Cerrado, Mateus Tavares.

Mateus Tavares, coordenador do Projeto ABC Cerrado.

Para o instrutor do SENAR Piauí, Josenildo da Silva Oliveira, o treinamento é importante porque dá embasamento para a capacitação dos produtores. “Nós levamos conhecimento para eles para que possam aderir às tecnologias do ABC e melhorar a propriedade rural fazendo, por exemplo, o manejo adequado das pastagens e a correção do solo, para ter ganhos não só econômicos, mas também sociais e ambientais.”

Josenildo da Silva Oliveira, do SENAR Piauí.

Segundo Oliveira, as capacitações de produtores já começaram no estado com a tecnologia de Recuperação de Pastagens Degradadas. “Eles recepcionaram muito bem o ABC, porque não conheciam as tecnologias, tudo é novidade. Ao voltar, já darei o último módulo do curso e já será um grande ganho se ao final eu conseguir que eles preparem o solo, manejem adequadamente a pastagem e respeitem a hora de entrada e saída dos animais no pasto.”

O treinamento é ministrado pelos consultores masters do projeto Alex Melotto, Moacir Medrado e Ronaldo Trecenti. Neste primeiro dia, os instrutores participam de uma aula sobre a tecnologia Recuperação de Pastagens Degradadas. “É preciso entender o produtor, se colocar no lugar dele. É necessário gastar um tempo para ouvir suas demandas e só depois disso ajudá-lo, porque você irá construir o conhecimento com ele e não para ele”, observa Ronaldo Trecenti.

O curso em Brasília segue até sexta-feira, 1º. Na quarta (29), os instrutores farão uma visita à Embrapa Cerrados para conhecer as tecnologias disponíveis na unidade, como Sistema Plantio Direto e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF).

Para saber mais sobre o Projeto ABC Cerrado, acesse nosso blog: www.senar.org.br/abcsenar

Assessoria de Comunicação do SENAR
Fotos: Tony Oliveira
(61) 2109-4141
www.senar.org.br
www.facebook.com.br/SENARBrasil
www.twitter.com/SENARBrasil
www.canaldoprodutor.tv.br