Logo CNA

Amazonas

SENAR -AR/AM realiza lançamento do programa de inovação no agro SENAR TECH AM e da plataforma ‘Se Conecta Rural’
IMG 9468

O SENAR TECH AM é uma rede de inovação do agro para fomentar a conexão de startups e empresas de tecnologia com produtores rurais, jovens empreendedores do agro e empresas rurais. O objetivo é oferecer soluções inovadoras para o setor primário no estado do Amazonas.

19 de novembro 2021

Por: ASCOM - Sistema Faea Senar Fundepec/AM

Na última quinta-feira (18), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional do Amazonas (Senar -AR/AM) realizou, na sede do Sistema Faea Senar Fundepec/AM, o lançamento do programa SENAR TECH AM e da plataforma digital ‘Se Conecta Rural’. O evento aconteceu no formato híbrido com a presença restrita a alguns convidados e uma live de lançamento transmitida pelo canal do YouTube da instituição.

O SENAR TECH AM é uma rede de inovação do agro para fomentar a conexão de startups e empresas de tecnologia com produtores rurais, jovens empreendedores do agro e empresas rurais. O objetivo é oferecer soluções inovadoras para o setor primário no estado do Amazonas.

Já a plataforma ‘Se Conecta Rural’ integra o programa e através dela épossível que instituições e produtores se encontrem em um espaço virtuale interajam criando um ambiente de negócios e de busca de soluções.

O presidente do Senar- AR/AM, Muni Lourenço, disse durante a abertura do evento, que a iniciativa é estratégica e estabelece um novo momento para o desenvolvimento tecnológico do setor agropecuário no Estado do Amazonas.

“Tanto oprograma quanto a plataforma vão proporcionar avanços relevantes em termos de aumento de produtividade, incorporação de novas tecnologias, aumento de investimentos, de rentabilidade na atividade rural a partir dos negócios digitais, buscando fomentar as inovações tecnológicas e de outro lado oferecer aos produtores rurais, soluções tecnológicas viáveis para problemas, gargalos do agronegócio do Estado do Amazonas”, detalhou.

Para a superintendente do Senar-AR/AM, Jeyn’s Martins Alves, essa rede de inovação é muito importante para as ações da instituição, tendo em vista que o Senar-AR/AM permeia todos os municípios levando Formação Profissional Rural, Promoção Social e Assistência Técnica e Gerencial. “Esse programa vai interagir de forma muito efetiva com as demais ações que estamos realizando nos municípios e poderemos, assim, trazer as necessidades do nosso público alvo e incentivá-los a ingressar nessa cultura de inovação trazendo melhorias e avanços para o nosso setor primário”, destacou.

‘Se Conecta Rural’

De acordo com o consultor do projeto e desenvolvedor da plataforma digital, Macaulay Souza, as pessoas que se cadastrarem no site, sejam elas startups ou produtores terão acesso, além dos chats e comunidades de interação, às chamadas para editais e ações de inovação que o programa SENAR TECH AM vai desenvolver ao longo dos próximos anos.

Macaualy Souza, que também preside a Comissão Jovem Rural da Federação da Agricultura, enfatizou durante o lançamento, o pioneirismo da iniciativa. “Estou muito entusiasmado com as possibilidades que vamos poder gerarcom o uso dessa ferramenta. O Senar Amazonas está dando um grande passo nesse processo de inovação, mas principalmente na estruturação de um ecossistema de inovação focado no agro. Isso pode trazer grandes diferenciais principalmente no que tange à competitividade do setor primário na Região Norte.Convidamos todosa interagirem e se cadastrarem e saibam que estamos dando um grande passo pra evolução do setor primário através de tecnologia”, avaliou.

Live de Lançamento

O lançamento foi transmitido de forma interativa e teve como apresentador o jornalista Meike Farias. O Diretor Geral do Senar, Daniel Carrara, gravou um vídeo que foi exibido durante o lançamento parabenizando a iniciativa da Regional do Amazonas.

Além dos internautas que participaram via chat no canal do Sistema Faea Senar no YouTube, estiveram presentes no local do lançamento diversas autoridades, entre elas, o secretário executivo adjunto de política agrícola, pecuária e florestal (SEAPAF), Airton Schneider, representando o secretário de produção rural do Amazonas, Petrúcio Magalhães, a superintendente do Sebrae-AM, Lamisse Said, o diretor-presidente da ADAF, Alexandre Araújo e o presidente do Sistema OCB-AM, José Merched Chaar. Também participaram diversos representantes da área de inovação.

Os interessados em se cadastrar na plataforma para ter acesso à informações e espaço interativo com startups e soluções inovadoresjá podem acessar o site através do link: www.seconectarural.org.br.No site também é possível conhecer melhor o programa SENAR TECH AM.