Logo CNA

Senar apresenta resultados do projeto Fip Paisagens em Minas Gerais
Whats App Image 2023 09 05 at 10 04 04

Seminário em Uberlândia apontou que seis mil propriedades rurais na BA, GO, MA, MG, MT, MS e TO já receberam Assistência Técnica e Gerencial

5 de setembro 2023
Por Senar

Brasília (05/09/2023) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural apresentou os resultados do Projeto Fip Paisagens Rurais, na terça (5), durante seminário em Uberlândia (MG). O evento foi realizado em parceria com o Sistema Faemg/Senar.

Rafael Costa, coordenador técnico da ATeG, afirmou que o projeto ultrapassou a meta inicial de quatro mil atendimentos. Até o momento são seis mil propriedades de bovinocultura de corte e de leite atendidas com Assistência Técnica e Gerencial do Senar (ATeG) em sete estados (BA, GO, MA, MG, MT, MS e TO) do Bioma Cerrado.

Imagem

Além dos números, Costa mostrou casos de sucesso e explicou que os indicadores usados no projeto apontaram melhorias para os produtores rurais em diversas áreas.

“Ao adotar práticas ABC e fazer o melhor manejo da pastagem, com recuperação e conservação do Cerrado por meio da ATeG, o produtor conseguiu gerar renda para o bolso dele”, afirma.

“Ou seja, alcançamos os objetivos da assistência técnica e do projeto, melhorando as margens do produtor, o lucro, a qualidade da produção e também conservando o meio ambiente.”

O foco da iniciativa é a gestão integrada da paisagem do bioma, preparando o produtor rural para recuperar e conservar a vegetação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reserva Legal, além de incentivar a adoção de tecnologias de baixa emissão de carbono.

Rafael Costa (ao centro) com  Renato Laguardia de Oliveira, vice-presidente da Faemg, e Celso Furtado Júnior, superintendente do Senar Minas. Rafael Costa (ao centro) com Renato Laguardia de Oliveira, vice-presidente da Faemg, e Celso Furtado Júnior, superintendente do Senar Minas.

O projeto também já recuperou mais de 84 mil hectares com adoção de práticas ABC. "Os produtores rurais foram os maiores protagonistas dessa história. Juntos alocaram mais de R$ 27 milhões em práticas de recuperação de pastagens degradadas”, afirmou o coordenador.

Segundo Costa, o Fip Paisagens Rurais deve ser concluído em 2025 e, até lá, o número de propriedades rurais atendidas pode aumentar.

Também participaram do seminário Renato Laguardia de Oliveira, vice-presidente da Faemg; Celso Furtado Júnior, superintendente do Senar Minas; Thiago Silveira, presidente do Sindicato Rural de Uberlândia; Sidney Medeiros, do Ministério da Agricultura, e Lilianna Gomes, do Serviço Florestal Brasileiro.

Imagem

A programação do evento contou ainda com palestras sobre Recuperação de Pastagens Degradadas, Manejo de Pastagens e Análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR): da inscrição à validação. Ricardo Tuller, gerente Regional do Senar Minas em Uberlândia, falou sobre a atuação do Sistema Faemg/Senar na produção sustentável.

FIP Paisagens Rurais - O Projeto Gestão Integrada da Paisagem no Bioma Cerrado (FIP Paisagens Rurais) é financiado com recursos do Programa de Investimento Florestal, através do Banco Mundial.

A coordenação é do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, com parceria da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), do Senar e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Embrapa.

Para mais informações, acesse: https://cnabrasil.org.br/projetos-e-programas/paisagens-rurais

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas