Logo CNA

Amazonas

Senar Amazonas realiza ação de Saúde Preventiva na comunidade Manairão, em Manacapuru
ACAO DE SAUDE MANACAPURU 32

Ação foi realizada na Escola Adelina de Menezes Pinheiro e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dona Nega

26 de março 2024

Por: Ascom - Sistema Faea Senar Fundepec/AM

Fonte: Sistema Faea Senar Fundepec/AM

Na sexta-feira (22), o Senar Amazonas (Senar-AR/AM) realizou ação do programa de Saúde Preventiva, com foco na saúde do homem e da mulher rural, na comunidade Manairão, em Manacapuru, em parceria com o Sindicato Rural do município e prefeitura municipal. A ação foi realizada na Escola Adelina de Menezes Pinheiro e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dona Nega.

Imagem

Foram ofertados atendimentos médicos pelo Exército Brasileiro nas especialidades de clínica geral, odontologia, ortopedia e pediatria. Além desses, foram realizados atendimentos nas áreas de fonoaudiologia, psicologia, fisioterapia, nutrição e assistência social, palestras e rodas de conversa por profissionais da UBS Dona Nega. O Projeto Menstrua também participou com a roda de conversa ‘Saúde Feminina: ciclos menstruais’.

Imagem

O público presente, formado por produtores rurais e seus familiares, também teve acesso a serviços diversos como triagem médica, exame preventivo, teste rápido, farmácia, atendimento de serviço social e corte de cabelo.

Imagem

Foi ofertado ainda pela Associação dos Revendedores de Agrotóxicos do Amazonas (Aram) e Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), através do Sistema Campo Limpo, um serviço de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos, como forma de conscientizar os produtores rurais sobre o uso adequado de defensivos agrícolas e descarte correto de embalagens desses produtos utilizados na atividade rural.

Imagem

As crianças tiveram um espaço dedicado a elas, com atividades lúdicas variadas como pintura de rosto, desenho, contação de histórias e música.

O presidente do Senar-AR/AM, Muni Lourenço, participou da abertura do evento, juntamente com equipe da área técnica e administrativa da instituição. “É uma grande satisfação retornar nessa comunidade que vi nascer, praticamente, e vê-la crescer é motivo de alegria. Todo esse grande mutirão é pra você e por você, produtor rural. O Senar Amazonas, além de suas capacitações e treinamentos diversos, também tem essa atuação social. Estamos muito felizes e esperamos que vocês aproveitem ao máximo esse dia preparado pelo Senar Amazonas e por todos os parceiros, com muito carinho”, destacou Muni Lourenço.

Imagem

“Para nós é uma satisfação realizar essa ação na comunidade de Manairão, em parceria com o Senar -AR/AM. Somos muito gratos por poder trazer esses benefícios aos produtores rurais e seus familiares”, acrescentou o presidente do Sindicato Rural de Manacapuru, Mário Jorge Bastos.

Imagem

O Programa

Nos últimos anos, o Senar ampliou os investimentos em prevenção à saúde e qualidade de vida, com dois programas: Saúde do Homem Rural e Saúde da Mulher Rural, trazendo como proposta, um olhar para a saúde integral.

Para realizar as ações de Promoção Social para a Saúde Preventiva no campo, o Senar conta com diversos parceiros, que vão desde as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, Sociedade Brasileira de Urologia, Instituto Lado a Lado pela Vida, bem como outras parcerias locais que ajudam na promoção do cuidado à saúde dessa população.

Essas parcerias técnico-científica têm como foco a promoção da saúde do produtor, trabalhador rural e suas famílias, por meio de informações qualificadas sobre as doenças que mais impactam a população rural, de modo a propiciar o desenvolvimento de habilidades pessoais, mudanças de atitudes, além de outras ações que tragam a todos os envolvidos a conscientização para uma saúde melhor.

Texto: Comunicação – Faea Senar Fundepec/AM

ascom@senar-am.org.br

https://www.facebook.com/Faea.Senar/


Áreas de atuação

Matérias Relacionadas